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19 500.000 contas de clien- tes ativas. “O PIX será uma nova modalidade de pagamento em adição às já existentes: DOC, TED, boletos e cheques. Com sua implementação, teremos um ambiente de negócios mais inclusivo, que tende a aumentar a competição entre instituições partici- pantes e a oferta de servi- ços aos consumidores. O objetivo do Banco Central é trazer tecnologia, agilidade, inclusão e competição para o mercado, sempre com segurança e conveniência”, explica José Luiz. Mas, para que as operações possam ser feitas, é preciso ter a chamada conta transacional. “A conta transacional será oferecida aos clientes pelas ins- tituições financeiras integradas ao PIX, sua única finalidade é o pagamento e o recebimento de pa- gamentos instantâneos. Ela poderá ser de depósito à vista, poupança ou de pagamento pré-paga”, afirma o consultor. Além disso, as instituições financeiras terão liber- dade para cobrar tarifas. “As empresas poderão cobrar tarifas de seus clientes, como se faz, por exemplo, no TED e no DOC. O PIX poderá ser utilizado em todos os dispositivos eletrônicos das instituições financeiras ou de pagamento, como aplicativos para smartphones e caixas eletrônicos. Isto traz para instituições de pequeno porte, fin- techs e demais startups a possibilidade de disputar espaço no mercado”, explica. O especialista também explica que o uso do PIX vai gerar um banco de dados para as instituições financeiras, que poderão aproveitar essas informa- ções na hora de oferecer serviços aos seus clientes. “Ao informatizar seus processos, que muitas vezes são analógicos, será possível não só melhorar a prestação de serviços, mas também entender de forma mais ampla o consumidor. Por exem- plo, será possível saber quais produtos e serviços financeiros uma pessoa utiliza e então ofertar opções com melhores taxas, prazos e condições”. Já para o comércio, a ideia do PIX é dar bastante agilidade, seja no momento do pagamento como na entrega. “O PIX pode diminuir prazos de entre- ga de compras feitas pela internet. Enquanto o bo- leto bancário demora um dia ou dois para registrar o pagamento, o PIX o fará em menos de dez segundos. Outro benefício virá para os gestores de e-commerce, que provavelmente conta- rão com uma redução no índice de desistência nos pagamentos via boleto, gerando melhora no fluxo de mercadorias e na gestão de estoque”, argumenta José Luiz. A vida dos prestadores de serviço também deve ficar mais fácil. “Um exem- plo prático é a de pagar um prestador de serviço autônomo por meio de um QR Code gerado pelo vendedor, com o pagamento feito pelo aplicativo da instituição financeira na qual o consumidor tem conta”, comenta. Sobre os direitos do usuário final, o especialista esclarece. “O Pix entra no mesmo patamar dos direitos já assegurados na relação entre cliente e instituição financeira, a diferença é que foi pensa- do como um modelo mais rápido do que os mé- todos de pagamento tradicionais, com segurança garantida em todas as transações”. Sistemas semelhantes Também perguntamos ao especialista sobre outros sistemas de pagamentos com a mesma proposta do PIX e a sua implementação aqui no Brasil. “O Banco Central entende a importância de modernizar o mercado, e vem se reunindo com representantes de instituições bancárias e fintechs, ouvindo a sociedade, principalmente por meio de consultas públicas, analisando modelos internacionais e avaliando internamente a via- bilidade da implementação tecnológica de cada inovação”, afirma. Sobre o WhatsApp Pay, que foi anunciado, mas depois foi barrado pelo BC, José Luiz diz: “ele terá que se adaptar ao modelo, que está sendo criado justamente para trazer segurança”. Que finaliza falando sobre a função do órgão público em relação a esse tipo de serviço, “a cada dia surgem inovações pensadas para facilitar a vida do consumidor e do empreendedor. Então, o que o órgão regulador pode fazer? Conhecer, analisar e ponderar, ou seja, determinar o que e como pode ser implementado”. José Luiz Rodrigues é especialista em regulação, organização, supervisão e acesso ao sistema financei
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