MV 200

44 FERRAMENTAS BLU AJUDAM VAREJO E INDÚSTRIA O ano começou com o esperado cresci- mento do PIB e o País mostrava traços de recuperação na economia. Para indústrias e varejistas, a expectativa era alta, e muitos faziam planos de expansão para seus negócios. Mas a chegada do Coronavírus e a decla- ração oficial da pandemia no início de março pegou todos de surpresa. Nunca ninguém pensou que o mundo mudaria tanto em poucos meses. Medidas foram adotadas para conter a transmissão do vírus e o comércio foi afetado de muitas maneiras. Vimos grandes empresas fechando as portas e reduzindo drasticamente seu quadro de funcionários, enquan- to médias e pequenas companhias buscavam ma- neiras de se reinventar para continuar em atividade. Estimativa feita em maio pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta que a pandemia provocou perda aproximada de R$ 127,7 bilhões no comércio. No setor de Móveis e Colchões o prejuízo também foi significativo. As vendas sofreram grandes impac- tos, e muitos varejistas já não conseguiam conti- nuar suas operações comerciais no começo da cri- se. Com o impacto no fluxo de caixa, a tendência natural foi de atrasos nos pagamentos a fornece- dores, que, por sua vez, também estavam sem cré- dito para retomar as próprias compras e vendas. Com a inadimplência batendo à porta e o processo de produção extremamente reduzido, o segmento precisou de medidas rápidas para quebrar esse ci- clo e evitar o que poderia ser o mais longo período de recessão da história. Em meio a esse cenário de desafios e instabilidade, a Blu, empresa focada em soluções financeiras para lojistas e indústrias, lançou mão de um recurso simples e efetivo, que permitiu a retomada do segmento. “Nós sabíamos que estávamos preparados para ajudar. Após oito anos atuando na garantia de transações entre lojistas, fornecedo- res e fomentando o desenvolvimento de diversos segmentos do varejo independente, a Blu mostrou exper- tise para destravar os gatilhos que pro- piciariam a retomada do crescimento no pós- -crise”, explica o CEO da Blu, Luiz Marinho. Ações para retomada dos negócios A restrição do comércio e o isolamento social tam- bém impactaram no fluxo de capital das empresas e na renda de milhares de brasileiros. Nesse ce- nário, o limite de crédito talvez tenha sido um dos principais agravantes da crise econômica. Para as vendas do varejo funcionar, o lojista precisa conti- nuar comprando, a indústria vendendo e, no final das contas, o cliente consumindo. Qualquer alte- ração nesta tríade interfere diretamente no ciclo. Mas, como manter a cadeia girando, já que os lojistas contavam com poucos recursos para investir na compra de novos produtos? Em meio a todas essas mudanças, nascia o Movimento Blu com Você. “Percebemos que apenas se o ecos- sistema se unisse em torno do mesmo objetivo, teríamos chances. Procuramos nossa rede de fornecedores parceiros e, juntos, criamos as bases do movimento para reerguer o setor de Móveis e Colchões no país”, explica o CEO da Blu. Por meio do Movimento Blu com Você, os par- ceiros se comprometeram a aceitar pedidos de clientes via solução Blu, mesmo existindo paga- mentos anteriores em aberto. Além disso, todas as operações comerciais realizadas teriam 100% de garantia de recebimento. E a Blu conseguiu engajar mais de 1000 indústrias Blu comVocê é o movimento que está ajudando a reerguer o setor de móveis e colchões do País neste momento Mercado

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz