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46 J á faz alguns anos que a Black Friday conquis- tou os brasileiros, que ficam aguardando a data para fazer suas compras ou para garantir suas vendas. E nesse ano não vai ser diferente, ou melhor, vai sim, mas na parte de planeja- mento e foco, já que o consumidor não dispensa um bom desconto e os lojistas querem reverter os prejuízos. Outro fator que chama a atenção são as compras feitas pela internet, mesmo com as pes- soas voltando a comprar nas lojas físicas depois de meses convivendo com a pandemia do coronavírus, os e-commerces continuam se saindo muito bem e são a melhor alternativa para quem ainda preza pelo isolamento social. E para que tudo possa correr como o desejado para o lojista, é preciso prestar atenção na hora de fazer o planejamento e dividi-lo em etapas, como sugere Philipe Cordeiro, CEO da moveeis.com . “Esse ano está um pouco diferente, com a falta de insumos e os preços oscilando semanalmente, as lojas estão preocupadas em garantir produto. Para isso, o planejamento deve ser dividido em três etapas: a venda com estoque; a venda sem estoque Com o cenário de falta de insumos e dificuldades de entregas, o melhor que o varejista tem a fazer é planejar suas ações e garantir estoque VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA A BLACK FRIDAY ? e com o compromisso do fabricante de entregar; e a venda com o prazo de entrega longo”. Philipe acrescenta: “E vale lembrar que essa venda com prazo de entrega longo vai acontecer no modelo dropshipping ou cross docking, em que a loja vai pegar a primeira semana de dezembro para aten- der o consumidor final”. Outro ponto abordado por Philipe, que administra uma empresa especializada em fazer a ponte entre indústria de móveis e varejo online, é o foco que deve ser dado a apenas alguns produtos. “Eu ima- gino que o que vai acontecer nessa Black Friday 2020 é o foco muito direcionado em alguns pro- dutos, diferente dos outros anos em que o lojista acabava levando uma gama muito grande de pro- dutos e ainda tinha uma venda muito considerável de cauda longa. Esse ano tanto o lojista quanto a indústria estão preferindo focar em menos SKUs (refere-se à diversidade de mercadorias) para ter uma garantia de entrega do produto”, analisa. Como a dificuldade de entrega é um ponto que está pesando muito nesse segundo semestre, alguns donos de e-commerce já estão abastecendo E-commerce Por Natalia Concentino
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