MV 200
57 também justificava parte dos aumentos. A situação não voltou à normalidade. A escassez de insumos ainda impacta a produção e o varejo continua sem estoques, já que a oferta continua abaixo da demanda. Uma nova rodada de pesquisa foi feita pela Abicol na segunda quinzena de agosto para avaliar de forma mais ampla o mercado. Na ocasião, 75,6% das empresas operavam normalmen- te, ou seja, sem restrições diretamen- te motivadas pela pandemia, mas as dificuldades com insumos preocupa- vam muito 80% dos entrevistados. Apesar disso, 61% tinham expectativa de faturar mais em 2020 do que em 2019 e apenas 12% previam faturar menos do que no ano anterior. Se em abril quase 72% acreditavam em redução no quadro de pessoal, em agosto 46% tinham expectativa de aumentar o número de funcionários na comparação com 2019, embora 24% considerem a possibilidade de redução do quadro em relação ao ano anterior. Sobre o mercado, a mudança de hábito do consumidor estimulará novas formas de vender colchão na opinião de 60% dos entrevistados. Quarenta por cento consideram que o mercado vai melhorar gradativamente, enquanto 35% acreditam que só será melhor em 2021. A pesquisa da Abicol também revelou algumas opiniões interessantes sobre como os fabrican- tes consideram o mercado colchoeiro nacional. “O mercado de colchões no Brasil, nestes últi- mos 15 anos evolui mais do que parâmetro mundial. Saímos de um mercado que competia com preços, mas sem qualidade, para um merca- do de produtos de qualidade, variável em mode- los e opções de conforto”, observou um entrevis- tado. Outro ponderou que “Vivemos em uma época atípica, não esperávamos passar por uma epidemia, esperamos que muito em breve tudo volte ao normal , que os fornecedores conti- nuem normalmente no fornecimento de maté- ria-prima , e que nosso país possa sair mais forte do que quando entrou nesta epidemia, que voltemos a crescer.” Depois do isolamento, houve um aumento surpreendente da demanda no mercado ANUÁRIO DE COLCHÕES BRASIL 2021 É INDISPENSÁVEL Vamos mostrar que o consumidor, a partir do isolamento social provocado pela pandemia, despertou para a necessidade de adquirir um colchão de boa qualidade, com um preço justo. Vamos mostrar uma pesquisa reveladora: pessoas que compram colchões em lojas físicas, ficam mais satisfeitas. Vamos publicar um e-book com 10 lições para alavancar as vendas de colchão, entre outros temas relevantes. RESERVE JÁ O SEU EXEMPLAR moveisdevalor@moveisdevalor.com.br ou ligue (41) 3025-8829
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz