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67 Empresas & Empresários Não é novidade que as vendas por e-commerce foram a saída encontrada por muitas empresas moveleiras para continuar vendendo mesmo com as lojas físicas fechadas. Mas com certeza se saiu melhor quem já estava atuando nestes canais antes da pandemia. Este é o caso da Gralha Azul Estofados, de Arapongas (PR), que já tinha seus produtos cadastrados nos princi- pais players brasileiros. Marcela Carandina, diretora comercial, lem- bra do cenário incerto no mês de março. “Estávamos muito próximos da Movelsul, uma das principais feiras do segmento de móveis, onde são feitos os lançamentos de produtos e tendências. Como não houve a feira, não sabía- mos como o mercado reagiria posteriormente”, afirma, acrescentando que logo na sequência vieram os fechamentos das empresas. “Nós continuamos produzindo até final de março e depois retomamos no início de maio, mas com capacidade fabril reduzida”, enfatiza. Com isso, segundo a diretora comercial, a em- presa teve redução de cerca de 80% no fatura- mento de abril e maio foi difícil, porque alguns clientes postergaram o recebimento de merca- dorias, especialmente por conta do lockdown em importantes estados, como São Paulo. Mas o e-commerce foi essencial para a em- presa neste momento. “Como estávamos bem Vendas por e-commerce impulsionam performance da Gralha Azul Estofados posicionados e o trabalho de cadastro já havia sido feito antes da pandemia, nossos produtos estavam ativos”, acrescenta Marcela. Em junho, com as lojas físicas reabertas, o mer- cado começou a reagir e a retomada foi além do projetado. Para Marcela, o fato das pessoas ficarem em casa fez com que se preocupassem mais com bem-estar e conforto e passaram a investir em mobiliário e outros acessórios para a casa. “Além disso, a injeção de recursos por parte do governo na economia fez com que houvesse crescimento do consumo e levou a um cenário de alta demanda”, destaca Marcela, lembrando ainda que o fato das pessoas terem deixado de gastar com coisas supérfluas tam- bém favoreceu o investimento em mobiliário. O único senão apontado pela diretora comer- cial da Gralha Azul Estofados é a questão do desabastecimento. “Temos algumas lacunas no abastecimento de insumos como TDI e poliol, além de fibras, grampos e outros. Apesar disso, estamos conseguindo manter as parcerias com os clientes que sempre estiveram conosco”, pontua. Marcela também se mostra otimista em relação ao futuro. “Considerando que estamos vivendo uma pandemia mundial e todas as consequên- cias trazidas por ela, acreditamos que o merca- do se estabilize entre março e abril do próximo ano”, finaliza. Sofá Virtus é um dos destaques da coleção 2020 da Gralha Azul Estofados

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