Móveis de Valor - Edição 205

81 moveisdevalor.com.br criativa do mobili- ário”, conta Pedro, demonstrando que nesse momento havia entendido qual era sua verdadeira paixão. E foi assim que nasceu a A Lot of Brasil, a marca de Pedro Fran- co que é sinônimo de brasilidade no design. “Sou um Policarpo Quaresma* no que que diz respeito a fauna, a flora e arte brasileiras. Acredito muito no po- tencial de nosso país. Nossa pluralidade é um grande diferencial. Procuro trazer como propósito de minha criação, peças de design que funcionem como plataformas de significados, exploran- do o Brasil de todas as cores, credos e mate- riais”. E ele ainda enfa- tiza que procura levar a imagem de um Brasil que transcende a trí- ade floresta, carnaval, futebol. “São lindos, mas somos mais do que isso”, pontua. Franco diz que esse conceito é muito bem-visto interna- cionalmente e que o fez participar de 20 edições consecutivas do Salão de Milão. “Fujo do design com aspecto internacional e minimalista. Não somos um povo mini- malista”, ressalta. Diante dessas afirmações, pergunto SOFÁ ANTROPÓFAGO ao designer como usar elementos regionais de uma forma mais ousada nos móveis e também questiono suas grandes inspirações. “Na minha opinião, o primeiro ponto é evitar o caricato. O regionalismo está na pesquisa, nos detalhes. O móvel é uma parte do todo, de um contexto que procura levar as pessoas a um determinado local ou ocasião. A brasilidade pode ser representada pela matéria-prima, fauna e flora, e é isso que pode guiar a indústria como elemento de maior competitividade”, explica. “As pessoas compram produtos que carre- gam trechos de uma história. O produto do novo século deve transcender somente a função de uso, ele deve emocionar as pessoas”, analisa Franco. Ele ainda complementa: “Leio muito sobre an- tropologia, iconografia e cultura brasileira, in- clusive, agora na pan- demia me pós-graduei em filosofia”, conta, já emendando que Victor Papanek, filósofo de design, dizia que o que realmente importa so- bre design é como ele MESA DA COLEÇÃO RENDAS, LANÇADA EM 2020

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