Móveis de Valor - Edição 205
30 moveisdevalor.com.br ção ao novo normal, 38,5% dos lojistas que participaram da pesquisa afirmaram que tiveram como resultado o aumento de suas vendas em até 25% e outros 17,9% obtiveram um aumen- to ainda maior, de até 50%. Por outro lado, esse saldo positivo não foi uma realidade para todas. Pelo menos um quarto delas (25,6%) sofreram com uma di- minuição de 25 a 50% de suas vendas. Para os fabricantes esses números fo- ram bem diferentes. 34,5% registraram um aumento de até 20% em suas vendas e 55,2% afirmaram que houve um aumento de 20 a 70%. De acordo com Aqui- no, apesar das dificul- dades da pandemia, também foi possível encontrar oportunida- des de mercado nesse período, como por exemplo, o fortalecimento da relação com fornecedores e clientes, de forma que esse vínculo passou a ser mais transparente e profissional. “Temos que entender as necessidades de nossos clientes e junto com nossos fornecedores buscar soluções em produtos e serviços para atender as demandas dos consumidores, a fim de preservar e fazer prospe- rar as empresas da cadeia”. O diretor da Colibri completa: “o lucro precisa ser uma realidade para todos nesse processo”. Por último, quando os participantes da pesquisa foram questionados sobre se consideram suas empresas preparadas para enfrentar eventos inesperados no futuro, 63,3% afirmaram que seus empreendimentos hoje estão mais prepara- dos para superar esses desafios. Foram muitos os aprendizados que esse período de pandemia trouxe para os empresários do setor moveleiro. Segundo Lara, a chegada da Covid-19 ensinou a equipe da Proadec a analisar e reagir de forma mais ágil, “traçar cenários e decidir rapidamente nunca foi tão importante. Um dia perdido não se recupera mais”. Já para o diretor da Colibri, o aprendizado sobre a importância de preservar fluxo de caixa, foi fazer uma boa gestão de estoques, otimizar seu portifólio de produtos, saber agregar valor ao produto utilizando melhor a matéria-prima e, principalmente, saber alinhar sua estratégia com a realidade do seu fornecedor é o que fica para o futuro. A partir dos dados podemos concluir que, apesar das inúmeras dificuldades que surgiram nestes 13 meses, as empresas encontraram maneiras de se reinventar e aos poucos estão contornando os desafios trazidos pela pandemia. A série de consequências que o novo vírus trouxe para a economia mundial é sem precedentes, no entanto, as empresas estão provando que é sim possível se reerguer, se reinventar e ainda po- tencializar seus resultados de vendas mesmo em meio a tantas dificuldades e incertezas.
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