Móveis de Valor - Edição 205

35 moveisdevalor.com.br PRODUCT LIFECYCLE MANAGEMENT FAZ A GESTÃO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO ção de custos pela maior assertividade e controle de estoques? Há maneiras e maneias de chegar a estes resultados. Mais de uma dezena de fabri- cantes de móveis dos Estados Unidos, Canadá e da Itália, entre outros países, estão utilizando uma ferramenta que faz a gestão do ciclo de vida do produto, chamada PLM (Product Lifecycle Management), criada pela Centric Software. “O que se vê hoje nas empresas são pessoas, processos e tecnologias desconectados entre si. Quando precisa ter uma visão geral - analisar riscos da estratégia de venda, o produto em si ou trocar fornecedores - você liga para uma, duas ou mais pessoas, quando não se vê diante de uma pilha de papeis. Perde-se muito tempo. A PLM monitora todos os processos em tempo real”, diz Leandro Silva, diretor comercial da empresa americana no Brasil. Em janeiro desse ano, a C&A, uma das maiores redes de varejo do mundo, selecionou a PLM para sua operação no Brasil, onde possui cerca de 300 lojas. “A pandemia não só fez com que o nos- so canal digital vendesse muito mais e ganhasse um nível de relevância muito maior, como tam- bém acelerou a transformação digital da compa- nhia como um todo”, comentou João Souza, Head de Compras do departamento feminino da rede, acrescentando que a ferramenta irá cobrir mais de 85% da cadeia de fornecimento, digitalizando desde a 1ª etapa de concepção inicial do produto até o lançamento no mercado. NEGÓCIOS BASEADOS EMDADOS Que mudanças radicais são necessárias para que empresas sobrevivam a esse tsunami tecnológico? A pergunta foi feita a Thomas Davenport, doutor pela Universidade de Har- vard e professor de tecnologia da informação na faculdade Babson. “Os modelos de negó- cios mais valiosos do mundo são plataformas, incluem vários lados de uma relação de negó- cios. O Uber é um bom exemplo: tem moto- ristas e passageiros num sistema que tem dois lados. Esses negócios são muito mais valiosos do que os tradicionais fazer coisas”, disse. No caso dos lojistas, começar a juntar dados pode ser um bom começo. Arranje um sistema de ponto de venda que registre o que os clientes compram. Pense em sistemas de fidelidade para bonificar seus melhores clientes e não gastar com promoções para quem aparece uma vez a cada seis meses na loja. Juntar es- tes dados de vendas, produtos e consumidores é a chave para tomar decisões com um grau maior de assertividade e que podem gerar crescimento e competição melhor contra grandes competidores. A visão tradicional de dados é associada a custo, a uma sobrecarga. Mas considere a possibilidade de olhar para os dados como um ativo. Atualmente, eles são uma fonte essencial de vantagem competitiva. Consultores mundo a fora são unanimes: che- gou a hora de encarar os dados como capital para crescer e, reinventar seus negócios.

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