Móveis de Valor - Edição 205
38 moveisdevalor.com.br visual de quem está o orientando. “Esses perso- nagens são feitos baseados naquilo que a marca acredita que seja o seu cliente ideal, reunindo as características mais encontradas no público-alvo, como gênero, idade, cor da pele etc. Até o nome tem de ser pensado para que dê uma sensação de identificação”, observa. Ela ainda acrescenta que “às vezes o cliente gosta de saber com quem está falando, mesmo quando se trata de um robô, e construir uma aparência para ele pode aproxi- mar ainda mais as pessoas da marca”. O FUTURO É DOS BOTS Em artigo recente, a especialista Karina Coelho também cita alguns dados interessantes sobre o uso dos robôs de atendimento. Segundo o que foi publicado, um estudo da consultoria Markets and Markets, indica que o mercado de interfa- ces conversacionais deve movimentar US$ 17,4 bilhões globalmente até 2024. A especialista ainda cita mais números expres- sivos, baseados em informações da Forrester, empresa especializada em customer experience, apontando que 42% dos executivos já têm o relacionamento com os clientes como priori- dade. Um outro estudo, do Gartner, mostrou A PERSONAGEM LU, DO MAGAZINE LUIZA, TRABALHA SUA IMAGEM PARA GERAR PROXIMIDADE COM O CONSUMIDOR que cerca de 28% dos profissionais de marketing acreditam que Inteligência Ar- tificial e Aprendizado de Máquina são as tecnologias que vão orientar o futuro do relacionamento com o cliente. Tudo isso faz com que Karina conclua que “a tecnologia está cada vez mais trabalhando a favor da construção de uma sólida rela- ção entre empresas e clientes. E essa é uma jornada que está ape- nas começando”.
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