Móveis de Valor - Edição 205

41 moveisdevalor.com.br doni Conecta, Kelly Goldoni, essa geração chegou impactando a cultura das grandes companhias e transformando o ambiente de trabalho, derruban- do barreiras e muros entre colaborador e gestor. “Dotados de um senso crítico apurado, trazem à tona discussões e gostam de expor suas ideias. Como a própria letra transmite “Z” de zap - agili- dade, rapidez e energia, uma geração hiperconec- tada a tudo que acontece no mundo.” Conforme essa geração começou a se inserir no mercado, também passou a adentrar o setor moveleiro. De acordo com a gerente de RH da Itatiaia, atualmente 25% do seu quadro de fun- cionários faz parte dessa geração, enquanto na Kappesberg esse número é ainda maior, chegan- do a 33%. No programa de planejamento de carreira aplica- do ao quadro de funcionários da Kappesberg, a ge- rente de RH da empresa, Deise Stulp, observa que os colaboradores da geração Z são imediatistas, buscam resultados rápidos em tudo o que fazem e priorizam muito o crescimento pessoal. No entan- to, nem sempre esses novos profissionais possuem paciência para processos mais longos, procurando sempre alternativas e caminhos mais práticos para alcançar seus objetivos. “Eles desejam crescimento profissional rápido, porém, por serem imediatis- tas, muitas vezes não entendem que existem postos de trabalho aos quais se exige muita experiência e responsabilidade, alcançados somente com qualifi- cação e experiência”, comenta a gerente. Esse imediatismo também foi analisa- do por Welder Sie- na, coordenador de educação e negócio, da Gerência Executiva de Educação do Sistema Fiep. Ele observa que essa geração possui um maior anseio pela rápida aquisição de conhecimentos. Como exemplo, Sie- na cita que os alunos de cursos técnicos e graduação que pos- suem entre 18 e 25 anos tem apresentado uma maior tendência de recorrer aos cursos mais rápidos ofertados pela instituição. O co- ordenador explica que esse comportamento se deve ao fato de que essa geração já nasceu imersa na tecnologia, especialmente nos smartphones e, dessa forma, tem a carac- terística de ser mais flexível e de conseguir absorver uma grande parte de informação de forma mais rápida. “Eles são conectados em todos os momentos e não distinguem off e online, se expressam com maior facilidade nas redes sociais”, afirma Siena. Para a CEO da Goldo- ni Conecta essa gera- ção consiste em uma “nova seara de pro- fissionais, que não se interessam por estabi- lidade, e desejam mui- to mais que salário”. Para a especialista, KELLY GOLDONI, CEO DA GOLDONI CONECTA DEISE STULP, GERENTE DE RH DA KAPPESBERG FERNANDA TAMIETTI, GERENTE DE RH DA ITATIAIA WELDER SIENA, COORDENADOR DE EDUCAÇÃO DO SISTEMA FIEP “A diversidade de gerações, pensamentos e experiências pode causar conflitos, mas se bem cuidada pode contribuir muito para a evolução das empresas.”

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz