Móveis de Valor - Edição 205

64 moveisdevalor.com.br BED REPORT D esperdiçar uma chance de venda custa mais caro do que você imagina. Confira dicas para aprimorar seus dotes como vendedor. O cheiro do hálito de café com a imagem de uma figura alta e careca que usava óculos de aro grosso. Essa é a primeira lembrança que me vem a mente quando penso em Geraldo Frota. Apesar da imagem expressiva que se concretiza em meus pensamentos quando esse nome reaparece em meio a uma conversa cotidiana, já se passaram três décadas desde que eu conheci essa figura. “Você fechou a venda?”, ouço sua voz se apro- ximando até parar a aproximadamente cinco centímetros do meu rosto. Geraldo era o gerente da loja, ele beirava os 60 anos na época e era o melhor vendedor da loja na qual eu havia sido recentemente contratada. Aquela havia sido minha primeira oportunidade de emprego. No auge dos meus 18 anos, precisei ir em busca de uma renda a mais para ajudar minha família. Não são muitas as oportunida- des que surgem para uma jovem tão nova e sem experiência em nenhuma área. Mas a Loja Bom Sonho abriu suas portas para mim. Em meu primeiro dia de trabalho, aproximei-me de um casal de clientes que passeava pela loja. Logo, ouvi deles: “estamos apenas olhando”. Em seguida, me retirei e voltei para ao lado do caixa Aprenda a contornar obstáculos que surgem na hora da venda Por Beatriz Barra Lima, vendedora em loja de colchões em Florianópolis (SC) da loja. Nesse momento, vi Geraldo vindo em minha direção. Seus olhos rotineiramente azuis tornaram-se acinzentados e pude notar suas veias quase saltando para fora do pescoço. “O que é que acabou de acontecer aqui?”, ele falava tão alto e tão próximo a mim que eu podia sentir as gotículas de saliva no meu rosto. Prontamente res- pondi: “eu os abordei, como o senhor me orientou, mas eles estavam só olhando...”. Ao contrário do que eu estava esperando, minha resposta o enfureceu ainda mais. “Sua idiota! Todos falam que…”. Nos 40 minutos seguintes recebi uma aula de como recepcionar um cliente. Geraldo me educou como vendedora. Com seu olhar de fúria voltado para mim, ele fez todas as perguntas que eu deveria ter feito aos clientes que eu havia acabado de perder. Apesar do medo que senti ao vê-lo tão próximo a mim e gritando daquele jeito, hoje, quando olho para trás, percebo o quanto aquele momento foi crucial para a minha carreira como vendedora. Na época, nunca pensei que algum dia eu diria isso, mas sou eternamente grata por ter conhecido Geraldo logo no início da minha jornada nessa profissão. Tudo o que ele me ensinou carrego co- migo até hoje. Há 30 anos eu não conseguia compreender o motivo de tamanha fúria de Geraldo “apenas por uma venda perdida”. Na época, eu nem imaginava

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