Móveis de Valor - Edição 206
35 moveisdevalor.com.br Estamos há mais de um ano vivendo uma pan- demia que está influenciando diretamente o varejo. E agora? O que fazer? A pandemia tem sido uma geradora de adap- tações. As pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, se adaptaram ao home office e ao home school, começaram a cozinhar mais em casa, entre outras atividades que antes eram feitas em outros lugares e que agora passaram a ser todas concentradas nesse mesmo ambiente. Nesse contexto, houve uma ressignificação do lar. E isso tudo potencializa a venda de produtos que ajudem as pessoas a viver e trabalhar melhor em casa. Quem entendeu isso, se posicionou, com- preendeu o momento do cliente e expandiu os canais para o digital, sem dúvidas conseguiu um aumento de vendas nesse período. Esse é um momento de transformações, desafios e oportunidades para o varejo. Durante a pan- demia as pessoas não pararam de comprar, não pararam de ter necessidades e desejos. Afinal, isso faz parte do ser humano, nós somos uma caixa insaciável de desejo e essa é justamente a psicologia do consumo: toda vez que você satisfaz um desejo, você passa a buscar outro. Então basta as lojas se adaptarem a esse novo contexto para que seus resultados voltem a superar as metas. 2 ACREDITE NO POTENCIAL DA SUA EMPRESA E ASSUMA O CONTROLE A venda nada mais é do que um termômetro que indica se estamos executando bem as ações que são fundamentais no varejo. Então quando ela despenca ou não chega aos patamares projetados, isso significa que alguns processos internos não estão sendo bem executados. Há empresários que, quando percebem que suas vendas estão caindo, assumem a própria liderança e se encarregam de recuperar o con- trole do seu negócio e há também aqueles que apenas culpam o mercado e seguem reclamando que o movimento caiu ou que os concorrentes também estão indo mal. Sabendo disso, busque sempre se colocar na posição do empresário que assume o seu próprio destino e que reconhece as questões que você pode controlar dentro da sua empresa. 3 MELHORE SEU PROCESSO DE COMPRA Quando os empresários acreditam no futuro da empresa e no seu potencial eles investem mais, empregam mais e influenciam positivamente toda a cadeia. A melhoria do processo de compra consiste no ato de comprar com técnica e com estratégia, observando a curva ABC de produtos, entenden- do o que faz de fato a venda e não permitindo a ruptura de itens mais vendidos. Os consumidores mudaram as rotinas e os hábitos deles durante a pandemia. E o que você mudou no seu sortimento de produtos? O que que você parou de comprar ou introduziu no seu mix com essas mudanças todas? Ou será que você está apenas insistindo naquilo que fazia sucesso no passado e que hoje não faz mais sentido para o seu cliente?
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