Móveis de Valor - Edição 206
36 moveisdevalor.com.br 4 SAIBA OBSERVAR OS SINAIS QUE SUA EMPRESA APRESENTA Mas não se esqueça: não adianta nenhum sinal externo ou mesmo de um funcionário para uma empresa que o próprio dono está ancorado em outro tempo, em outra era, e que segue replican- do um formato que não funciona mais. Afinal, reiterando o que foi citado no segundo item desse texto, quando a venda cai, isso é apenas um sinal de que os processos internos precisam de ajustes. 5 MOTIVE SUA EQUIPE Atualmente a atenção das pessoas está majori- tariamente no celular e nas plataformas digitais. Nesse contexto, a sua comunicação também precisa estar lá. Se eu desse um Google procu- rando seu produto/serviço hoje, sua empresa apareceria lá? É preciso ter competência de comunicação e estar onde o seu cliente está, participar onde o seu cliente participa, sem esquecer do principal: ser encontrável. Lembre-se: se o cliente não te encontra, mas encontra teu concorrente, é lá que ele vai comprar. Outros pontos que precisam ser constantemente analisados são: • A sua equipe de vendas está adaptada para o momento atual? • O seu time sabe usar as redes sociais para vender ou acha que isso é perda de tempo? • Seus vendedores têm feito um bom trabalho de conversão? Competência de venda é tudo o que as pessoas sabem ou não sabem sobre vendas e tudo começa com o próprio empresário. Dessa forma, o líder que olha para o resultado dele hoje, não fica satisfeito e percebe que poderia ser muito melhor, precisa olhar para si mesmo e questionar: o que eu não sei ainda e que eu preciso saber para colocar ordem na casa e fazer minha loja voltar a bater recordes de vendas? Motivação é, como o próprio nome já diz, um motivo para a ação. Pessoas desmotivadas apresentam sinais de falta de propósito, ausên- cia de uma missão maior que as façam sair do lugar onde elas estão para fazer algo especial. E equipe desmotivada é sinônimo de líder desmo- tivado e desengajado. Em toda empresa o time é reflexo do número um. Por esse motivo, quem está à frente nunca pode desanimar. Se um líder se senta, a equipe se deita. Se um líder se deita, a equipe morre. Os líderes não têm direito de desanimar porque os clientes precisam dos seus produtos/serviços e as famílias dos colaboradores precisam que essa empresa tenha bons resultados. O líder precisa ser aquele que assume a frente, que percebe que haverá grandes dificuldades, mas que a empresa conseguirá contornar todas elas e que, em seguida, as coisas tendem a melhorar. Afinal, equipes melhoram, dificuldades passam, algumas coisas são facilmente resolvidas, outras não, e um bom líder consegue fazer com que a equipe entenda isso sem desanimar. Outro sinal de equipe desanimada é quando todos trabalham incansavelmente, mas não veem
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