Móveis de Valor - Edição 206
6 moveisdevalor.com.br Por Ari Bruno Lorandi, CEO do Intelligence Group CÁ ENTRE NÓS O QUE PREOCUPA MAIS? Um empresário moveleiro tem tantas preocupações que se torna difícil escolher prioridades para administrar. Isso vai desde as difi- culdades para encontrar mão de obra qualificada e a solução é tirar bons funcionários do concorrente, passa pelo tamanho do mercado, que não cresce, e de novo força o empresário a conquistar mercado via descontos para continuar sobrevivendo. Convive com alguns fornecedores que se aproveitam de oportunidades para elevar as margens de lucro; com alguns lojistas despreparados que só ven- dem em liquidações, achatando os preços como se vê nas pesquisas de inflação do IBGE, onde móvel tem hoje os mesmos preços de 2010, como se não tivesse inflação nos últimos 11 anos. Tudo isso é verdade, mas poderia ser diferente se houvesse um pouco de união, de bom senso, de espírito empreendedor, onde ter lucro não é crime. Só existe fornecedor e lojista porque existe fabricante. O dia que o moveleiro se der conta e praticar isso, as coisas começarão a mudar. Essa deveria ser a principal preocu- pação de todos. ESSA EU NÃO ENTENDI Lembro que foi a Movelsul (então chamada Mostra do Mobiliário), na década de 70, que alavancou o desenvolvimento do polo moveleiro de Bento Gonçalves. Assim também, outras feiras promoveram empresas de todos os portes de diversos polos como Ubá, Mirassol e Arapongas. Lembro também que um grupo de líderes de Arapongas se uniram para promover uma feira e para isso construiu um belo parque de eventos, com recursos próprios, é importante destacar. Agora recebo a informação de que a próxima edição da Movelpar acontecerá em 2023... em São Paulo. Sinceramente, não entendi e até agora ninguém apontou razões que justificassem essa mudança. Pero que las hay, las hay, imagino. AS DIFICULDADES DAS FEIRAS VIRTUAIS Apesar de toda a evolução das plataformas digitais, está difícil para os organizadores realizar feiras sem a presença de público. O exemplo mais recente é o da Interzum, na Alemanha, que, pela primeira vez em 60 anos, foi realizada totalmente online. No total, 10.000 participantes estavam ativos na plataforma. Em 2019 a Interzum recebeu 74.000 visitantes, sendo 55.000 de fora da Alemanha. “No geral, os expositores concordaram que uma feira digital não pode substituir um evento Interzum presencial em Colônia”, afirma o relatório da feira. E os organizadores do evento concordam que o que leva pessoas às feiras é a possibilidade de ver as inovações, muitas delas na prática, o que estimula a realização de negócios e o networking. E isso não acontece em eventos virtuais, embora – como observamos acima – toda a evolução das ferramentas digitais.
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