Móveis de Valor - Edição 206

80 moveisdevalor.com.br Uma adega que vale ouro A CACHOWINE STAND LEVOU O PRÊMIO QUE É CONHECIDO COMO O OSCAR DO DESIGN A PEÇA REÚNE VÁRIOS ELEMENTOS QUE A TORNAM FUNCIONAL E DECORATIVA MAS A VERSATILIDADE DE USO FOI O QUE MAIS CATIVOU OS JURADOS DO IF GOLD AWARD U ma peça que conquistou um iF Gold Award merece todo nosso destaque. Por isso, apesar de ter trazido um resumo sobre a vencedora na edição anterior da MV Decor, resolvemos ir mais afundo e conhecer a história por trás da Adega Ca- cho. Dimitri Lociks, um dos criadores da obra, con- cedeu uma entrevista exclusiva à Móveis de Valor e contou detalhes bem interessantes dessa adega. Começando pelo fato de que a adega que con- quistou o mundo do design, por encaixar per- feitamente em espaços pequenos, nasceu da necessidade de ocupar uma parede extensa em um evento de decoração em Brasília. “A Cacho foi feita a partir de uma necessidade prática, preci- sávamos ocupar a parede de um espaço gourmet com uma adega que fosse moderna, prática e escultórica. Como não achamos nada que aten- desse as nossas necessidades, resolvemos dese- nhar uma”, conta Dimitri Lociks, que desenvolveu a peça junto com Simone Turíbio, uma de suas parceiras no estúdio Choque Design. Ele continua contando. “Como o espaço que estávamos desenvolvendo abordava várias carac- Por Natalia Concentino, jornalista terísticas do modernismo brasileiro, buscamos inspiração no movimento neoconcretista, onde chapas de aço eram torcidas e moldadas com pre- cisão e sensibilidade por artistas como Amilcar de Castro, Lygia Clark e Franz Weissmann, e o resultado dessa imersão nas artes foi uma adega escultura, composta por apenas um elemento na forma de “J”, que se repete de forma alternada criando um volume capaz de receber garrafas de formatos variados, com segurança e beleza. Para dar um toque mais lúdico, deixamos um único gancho nas terminações de cada adega, o que faz uma referência ao cacho de uva”. Porém, a Cacho Wine Stand levou dois anos para ser produzida por uma empresa de móveis, até que a catarinense Móveis James se interessou pelo projeto, quando uma segunda fase de desen- volvimento foi iniciada. “Dessa vez, levamos em conta aspectos mais práticos. Mudamos a fixação de teto para parede, a fim de facilitar a instalação e apresentação do produto em showroom. Em seguida, padronizamos alguns elementos e defini- mos dois modelos da adega: para 6 e 11 garrafas”, detalha Dimitri.

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz