Móveis de Valor - Edição 212

33 moveisdevalor.com.br e comecei a aprimorar meus processos de venda, chegando a abrir um e-commerce chamado Baro- nesa Móveis”, relembra Wagner. Hoje, além do e-commerce, a Baronesa Móveis está investindo em lojas físicas e Wagner conta o mo- tivo que o levou a unir o mundo digital com o real na venda de móveis. “Na época em que comecei, a OLX era gratuita e você conseguia ter um giro bem legal. Eu vendia bem e o mercado era bemmenos competitivo, mas essa facilidade de comprar móveis com distribuidores e vender na plataforma acabou atraindo muitos aventureiros para o ramo e, assim, o mercado se tornou mais concorrido”. O empresário afirma que a ideia de ter uma loja física está fundamentada no seu princípio de estar sempre um passo à frente dos concor- rentes. “Eu quis alinhar esse poder e a fama que a Baronesa conquistou na internet com o espaço físico. Eu sabia que tinha uma marca na mão e que não precisava ter um ponto físico que bombe, com um grande f luxo de pessoas, pois eu conseguiria levar as pessoas da internet para a loja física”, destaca. Foi assim que a Baronesa Móveis abriu sua primeira unidade física em um shopping carioca (a outra loja é de rua) e, segundo o empresário, o sucesso foi imediato, provando que a união entre o físico e o digital vale muito a pena. “A gente está expandindo as lojas físicas para os shoppings por acreditar no potencial de jun- tar o online com o físico e a loja vem ganhando uma identidade. Agora estamos trabalhando com uma linha de mercadorias que se adapta mais ao shopping, tanto é que eu não quero mais atuar no mercado físico de rua, porque eu acho que ele desvaloriza muito o seu produto. Já a loja de shopping engrandece mais o produ- to”, comenta Wagner. E mesmo com os custos mais altos para se man- ter uma loja dentro do shopping, o empresário acredita que eles não são nada demais comparado ao que vem ganhando em troca. “Não sei dizer para outros lojistas se essa é a melhor alternativa, mas no meu negócio conseguimos ter uma entre- ga melhor para o tipo de linha que trabalhamos, com uma margem de lucro melhor”, afirma. CRESCIMENTO NA PANDEMIA Uma nativa digital, durante a pandemia a Baronesa viu de uma hora para a outra as vendas de móveis tomarem uma pro- porção muito grande, fazendo com que Wag- ner tivesse que investir em mais estoque e na contratação de fun- cionários. “Apesar do aumento nas vendas, a pandemia acabou me atrapalhando bastante na questão da gestão. Fomos de cinco para 50 muito rápido e isso não foi saudável para a parte organizacional e impactou no lucro. Aumentar a equipe em um mês não é fácil, mas serve para a gente aprender e ir ajustan- do a casa, para poder chegar aonde a gente quer chegar”, ensina. Hoje as vendas online representam 50% do faturamento da Baro- nesa, mas Wagner se WAGNER HEIZER JUNTO COM A EQUIPE QUANDO A LOJA ERA APENAS UM E-COMMERCE

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