Móveis de Valor - Edição 212
56 moveisdevalor.com.br signers têm algumas limitações na hora de criar, mas nada que impeça a criação de vários produ- tos aceitáveis dentro dessas condições. “Lógico que já vieram pessoas pedindo para fazer coisas que não têm sentido fazer em papelão, como, por exemplo, uma cadeira de dentista. Tem algumas finalidades que não são apropriadas para o pape- lão, afinal é um produto que não pode ser molha- do e não é lavável”, ressalta. Daniela Bueno, da Crafta Inteligente, também ex- plica como funciona o processo de criação na sua empresa. “Nós começamos, praticamente, com um projeto de engenharia, porque ele é sustenta- do em dobras e vincos, essa é a lógica da constru- ção de um móvel de papelão. Não é resistente por si só como uma madeira, ele se torna resistente conforme você dobrar e criar o seu projeto. Isso precisa de anos de treino”, destaca. Ela acrescenta que “depois tem a parte visual, estética do mate- rial e do móvel, que é muito importante também, porque o papelão tem que ganhar um visual bacana para as pessoas quererem. Não basta ser sustentável, ele tem que ser bonito”. PÚBLICO E MODO DE VENDA A Cartone Design aposta nas vendas pela inter- net, já que seu móvel é fácil de montar, como já disseram. “Nossa venda é toda online, a gente envia por transportadora junto com o manual de montagem, que acompanha todos os produtos”, ressalta Ana Serino de Rezende. Ela aproveita para destacar o que considera ser o diferencial da marca. “Acredito que o sistema de encaixes, desenvolvido pela nossa própria empresa chama a atenção, assim como o design, que é autoral”. Já no caso da Crafta Inteligente, o maior mercado de atuação era o de eventos, antes do início da pandemia. “A gente costumava locar móveis de papelão para cenografia de even- tos, ficando responsáveis do começo ao fim do material, ou seja, a gente não deixava lixo para trás em momento algum. Às vezes até conse- guíamos relocar os mesmos móveis, de acordo com o estado de conservação. Com a chegada do coronavírus as coisas mudaram um pouco, e aí tivemos que investir mais forte no varejo”, conta Daniela Bueno. “Estamos finalizando uma coleção maior feita para gatos (que nunca saíram dos nossos planos) e também criamos uma coleção infantil, que já está no varejo e teve uma recepção muito boa. No caso dos objetos kids, todos já sabem que eles têm um tempo útil na vida de cada criança e que depois serão substituídos”, relata Daniela, ainda acrescentando que estão também com lança- mentos de mobiliário para casa. “São peças mais lúdicas, para causar uma experiência mesmo, de design diferenciado... não queremos fazer móveis para substituir peças muito grandes, como es- crivaninhas, por exemplo, porque a logística não fecha a conta quando você tem que pensar que vai precisar enviar isso para o cliente e que ele vai precisar montar direito para conquistar o resul- tado desejado”, finaliza. BANCO E MESA DE CABECEIRA DESENVOLVIDOS PELA CARTONE DESIGN CADEIRA DESENVOLVIDA PELA CRAFTA INTELIGENTE
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