Móveis de Valor - Edição 212

67 moveisdevalor.com.br a dar as caras nesse período foi o pontapé que faltava para, no mesmo ano, o desig- ner abrir seu estúdio em Campina Gran- de, na Paraíba. A trajetória desde a abertura do estú- dio colhe prêmios nacionais e inter- nacionais e colabora para fortalecer a imagem do design brasileiro e aumen- tar a representatividade da cultura nordestina. Além disso, o designer também decidiu utilizar todo o seu conhecimento adquirido e juntar design com artesanato através de consultorias dirigidas às comunidades artesãs das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Dessa forma, ele visi- ta diversas comunidades e, mantendo o respeito pelas suas identidades, ele dá consultorias que auxiliam essas populações a trabalharem com o artesanato de forma mais rentável. “Esse proje- to, em parceria com o Sebrae, tem como objetivo incentivar e preservar essa tradição do artesana- to e tornar os artistas dessas comunidades mais autônomos”, comenta Matos. “Cada experiência gera oportunidades empreendedoras e resgata sonhos individuais e coletivos. Fortalece, ainda, a crença nas habilidades herdadas dos antepassa- dos e projeta a autoestima como combustível para aprimorar riquezas que estão na ponta dos dedos, na palma das mãos”, destaca o designer. CULTURA NORDESTINA Sérgio conta que a paixão pela cultura nordestina começou quando ele foi aprovado em uma univer- sidade na Paraíba e se mudou para lá para estudar. De primeira, seu olhar atento e observador se fascinou com a cultura da região. “Quem é local não tem o olhar tão apurado quanto nós que vie- mos de fora, porque para eles todo aquele contexto já se tornou cotidia- no, mas para mim era tudo novo, lindo e encantador”, conta Matos, reforçando que o olhar externo facilita na observa- ção do potencial criativo que há em cima da cultura nordestina. “Quando eu estava na faculdade, todos os nossos livros eram sobre o design internacional, falavam sobre o estilo europeu, escandinavo, america- no e nada sobre o Brasil. Para saber o que estava sendo feito no nosso país procurávamos em re- vistas”, relembra Matos, explicando que foi assim que sua vontade de imprimir brasilidade em suas peças começou a aflorar. Antes de pensar em começar a desenvolver produtos, o hobby do designer era caminhar pelas ruas da Paraíba tirando fotos de lugares, festas, praias, artes de rua, entre outros deta- lhes que não passavam despercebidos pelo seu olhar. Assim, Matos foi criando um banco de imagens que mais tarde se tornaram referência para embasar o desenvolvimento dos conceitos de suas peças de mobiliário. “O grande diferencial das minhas peças é que há uma história por trás de cada uma delas. Todos CADEIRA CUPUI PEÇA LANÇADA NA DW! POLTRONA ERÊRE OS DETALHES DA POLTRONA REMETEM A REDES DE DORMIR, HERANÇA INDÍGENA

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