Móveis de Valor - Edição 213

14 moveisdevalor.com.br SUSTENTABILIDADE SEMPRE EM PAUTA “A sustentabilidade tem que ser acessível para todos e não para uns poucos.” É assim que Javier Quiñones, CEO e CSO (chief sustainability officer) da Ikea nos Estados Unidos, resume a estratégia da gigante de móveis. Durante um dos painéis da NRF Big Show 2022, o executivo afirmou que as empresas que não tiverem uma agenda sustentável como prioridade perderão consumidores, já que tem crescido consideravel- mente o número de pessoas que levam em conta questões ambientais antes de adquirir um produto ou serviço. “Se você não tem uma agenda sustentá- vel forte, provavelmente vai desaparecer e menos consumidores vão querer comprar com você. Tem que ser algo que faz parte da sua vida, do seu mo- delo de negócio”, garante ele. Quiñones também aproveitou a feira de varejo para anunciar que a Ikea, que já colocou a sustentabi- lidade no centro de suas atuações há alguns anos, pretende fazer produtos sustentáveis com um preço mais acessível, atingindo várias camadas da popu- lação. “Eu sou otimista. Sempre vejo o copo meio cheio. Para mim, sustentabilidade tem que ser aces- sível a todos. Eu acredito que muitas empresas vão se juntar a nós”, resumiu. NRF DEBATIDA NO BRASIL Por aqui, as tendências apontadas pela NRF foram debatidas nos dias 1º e 2 de fevereiro, no Retail Trends, um evento híbrido promovido pela Gouvêa Experience, em São Paulo. Com um público de mais de 3 mil executivos, a ocasião contou com palestras de Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Abílio Diniz (Carrefour), Marcelo Tripoli (Fundador e Ceo Zmes), Regiane Relva Romano (Diretora de Cidades Inteli- gentes da Facens), e outros grandes nomes do varejo. Entre os destaques do evento, o discurso de Abílio Diniz, argumentando que em um contexto global de economias abaladas, o Brasil continua rumo ao cres- cimento. Segundo ele, apesar da queda de consumo que o país teve no final do ano, tudo indica que em breve o crescimento será retomado. Diniz também acredita que o setor de distribuição vai continuar crescendo com inovação e qualidade, aumentando sua produtividade e sendo cada vez mais eficiente. Diniz também observou que o déficit de capacitação que o Brasil apresenta, dificulta o crescimento e “o JAVIER QUIÑONES, CEO E CSO DA IKEA NOS EUA CRÉDITO: NATIONAL RETAIL FEDERATION ABÍLIO DINIZ, MEMBRO DOS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO DO GRUPO CARREFOUR E DO CARREFOUR BRASIL

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz