Móveis de Valor - Edição 213
24 moveisdevalor.com.br Oriente Médio, Comunidade de Estados Inde- pendentes e África terão as recuperações mais lentas do lado das importações. As exportações da Ásia devem crescer 18,8%, enquanto outras regiões vão registrar aumentos mais modestos: América do Norte (8,0%), Europa (7,8%), CEI (6,2%), América do Sul (4,8%), Oriente Médio Leste (2,9%) e África (1,9%). Outras análises indicam que o comércio inter- nacional deverá voltar à normalidade no segun- do semestre quando os valores dos fretes e a cadeia logística deverão voltar, gradativamente, a estabilidade. Há quem pense que a crise de transporte global de contêineres pode se esten- der até o ano que vem em meio a negociações trabalhistas, questões ambientais e condições climáticas adversas que podem dificultar o f lu- xo de mercadorias. Um dos entraves é a nego- ciação com trabalhadores portuários nos EUA que pode interferir nas operações. O aumento dos preços dos fretes teve início em 2020, com a crise de contêineres no mundo. Houve forte concentração de contêineres nos Estados Unidos obrigando os importadores a arcar com os custos do frete, que passou dos US$ 10 mil por contêiner padrão. A combinação de excesso de demanda e a falta de oferta para movimentar os produtos, fez os preços dos fretes da navegação marítima dispararem. Nas rotas mais movimentadas entre a Ásia e os Estados Unidos, Europa ou América Latina, as tarifas aumentaram mais de 500%. Essa crise gerou a crise de abastecimento global, com a falta de diversos produtos e aumento nos preços. O dólar fechou 2021 a R$ 5,87 e deve continuar em alta neste ano. O que vai impactar nas importações. Os cenários dos analistas não são os melhores por ser um ano eleitoral. Historicamente, a volatilidade no câmbio acontece entre os meses de julho e setembro em anos de eleição. Especialmente neste ano, os investidores temem uma polarização mais aguda entre os dois principais candidatos à presidência da República. Contudo, em outra linha, o dólar pode fechar 2022 abaixo de R$ 5,00, algo que pode acontecer após as eleições. NAS ROTAS MAIS MOVIMENTADAS, AS TARIFAS DE FRETE AUMENTARAM MAIS DE 500%
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