Móveis de Valor - Edição 213
34 moveisdevalor.com.br O tema sustentabilidade continua sendo priori- dade na mentalidade do consumidor à medida que conversas sobre este tema crescem nas redes sociais em todos os setores. Prova disso é que, grande parte dos perfis que integram o mapa de inf luenciadores da WGSN, empresa líder em tendências de comportamento e con- sumo, participa dos debates sobre sustentabili- dade nas redes sociais. Luiza Loyola, Expert do futuro na WGSN, diz que a taxa de penetração do tema sustentabi- lidade cresceu de modo contínuo nos últimos três anos nos segmentos de beleza (18%), alimentação e bebidas (15%), moda (12%), lifestyle e interiores (10%). “Em paralelo, as expectativas do público sobre liderança das empresas estão transcendendo a responsabili- dade ambiental e chegando à sustentabilidade social”, comenta. Ela acredita que as empresas terão que descentralizar o poder, entregando mais para a comunidade e o impacto na vida das pessoas terá que ser identificado e geren- ciado da mesma forma como é feito em relação à economia e ao meio ambiente. “O apetite do consumidor por produtos sus- tentáveis com maior longevidade e processo de baixo impacto é a força motriz do setor mo- veleiro. Relatório da Ethical Hour, revela que 60% dos consumidores estão dispostos a pagar de 5% a 10% a mais para ter móveis certifi- cados como ambientalmente seguros”, enfati- za Luiza. E lembra: “É necessário garantir a transparência da marca, analisando todos os aspectos da construção do produto, da estrutu- ra ao estofamento”, complementa. EMPRESAS PRECISAM MUDAR O estudo da Accenture mostra que a mudança de hábito de compra dos consumidores ocorre em 14 setores – incluindo bens de consumo e varejo. Para tirar proveito dessas mudanças, as empresas precisam reimaginar todo seu negó- cio, e isso envolve investir (mais do que nunca) para entender a evolução da mentalidade dos seus clientes. Nunca a pesquisa e percepções nela contidas foram mais importantes. Se ainda não passou a ser uma organização que escuta, que está engajada com seus clientes todos os dias, esta é a hora. LUIZA LOYOLA, EXPERT DO FUTURO NA WSGN CRÉDITO: TON GOMES
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