Móveis de Valor - Edição 213

35 moveisdevalor.com.br Se não souber por onde começar, fale primeira- mente com seus funcionários. Ninguém conhece melhor sua marca. Eles optaram por passar suas vidas ajudando a construir sua marca e, lembre- -se, eles também são consumidores. Monte uma estrutura para criar experiências que capturem as demandas dos consumidores em todos os aspectos das operações e não deixe de envolver a área de vendas, inovação, P&D e atendimento ao cliente. Aqui entra em cena um braço do marke- ting, o marketing de causas sociais. Os principais benefícios são o aumento das vendas e dos lucros, além do reforço e melho- ria da imagem da marca ou da organização, aumento da notoriedade e do reconhecimento da marca, e ainda a possibilidade de evitar ou contornar publicidade negativa. No futuro, defender causas sociais não será encarado como diferencial e a grande respon- sável por isso são as gerações que já nasceram demandando empresas que sejam sustentáveis. Há uma consciência maior do mundo que quere- mos deixar para nossos filhos e netos. Antes, esse discurso estava nas mãos de uma elite intelectual. Hoje em dia, as crianças aprendem isso na escola e muitos já estão percebendo o oportunismo que se esconde por trás de empresas que utilizam o marketing social para promover suas marcas. O estudo Consumer Lifestyles 2023, da WGSN, identificou os principais perfis de consumidores para 2023. Uma fração busca mais responsabili- dade de marcas, dos governos e instituições. Eles procuram confiança, diversidade e inclusão das marcas com as quais fazem negócios e querem uma narrativa autêntica e conexões significativas. “A tendência para comprar localmente, investir na comunidade e fazer pequenas compras per- meará ainda mais os mercados de massa e alcan- çará os escalões superiores das salas de reuniões e negócios corporativos. À medida que a cultura do cancelamento muda para a cultura da res- ponsabilidade, esse perfil de público pressiona as grandes marcas a colaborar diretamente com fabricantes, artesãos e comunidades de bem-es- tar, em vez de se passar por eles”, analisa Luiza Loyola, da WGSN. Ela continua: “Significa que marcas, produtos e serviços devem criar A PAUTA SOCIAL DOS CONSUMIDORES • Vida saudável • Combate à fome • Saneamento básico • Educação inclusiva • Oportunidade de aprendizagem • Meio ambiente • Consumo sustentável • Justiça para todos • 78% dos brasileiros esperam que as empresas contri- buammais em causas sociais • 84% das empresas pesquisadas se dizem totalmente favoráveis a adoção de ações sociais Fonte : Pesquisa do Instituto Ipsos em parceria com o Instituto Ayrton Senna, ESPM e Cause

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