Móveis de Valor - Edição 213

40 moveisdevalor.com.br BekaertDeslee. E os efeitos no longo prazo não são positivos. O downgrade de produtos pode chegar a um limite onde o consumidor perceba diretamente este efeito e sinta-se lesado, cau- sando uma perda importante na imagem dos produtos, duramente adquirida ao longo dos anos, através do trabalho realizado pela maio- ria das empresas. “Enquanto o mercado estrangeiro está cada vez mais preocupado com a transparência dos pro- dutos, mostrando para os consumidores o que foi feito, como foi feito e como será descartado, no Brasil infelizmente isso ainda não acontece”, observa Charlene Vaz. Segundo ela, os consumi- dores de outras partes do mundo têm se tornado cada vez mais conscientes, preocupados com a sustentabilidade e com os benefícios que aquele produto traz para sua qualidade de vida, “e caso o produto não esteja de acordo com o que eles desejam e acreditam, eles simplesmente não com- pram”, afirma Charlene. Com o poder de compra cada vez, os consumi- dores brasileiros ficam sem escolha. Mas Char- lene acredita que o consumidor brasileiro vai despertar e, quando isso acontecer, vai cobrar da indústria e do varejo. Rogerio Coelho, Presidente da Abicol, conside- ra que o consumidor brasileiro tem um aliado que nenhum outro consumidor no mundo tem no momento. Uma etiquetagem que mostra de forma completa o que está dentro do colchão, em um detalhamento que, sendo observado atentamente pelo consumidor, vai determinar o que ele deseja comprar. “Colchões produzidos nos EUA e na Europa possuem apenas informações básicas quanto à sua construção, não detalhando a contagem de molas, espessuras e densidades das espumas e tecido, por exemplo. Nem mesmo os sites dos fa- bricantes informam este detalhe. O consumidor deve acreditar no que que o revendedor diz, mas não tem como atestar. Este é um diferencial que a certificação compulsória do Inmetro trouxe ao setor colchoeiro, que pode auxiliar o consumi- dor para não ir para este downgrade”, destaca o presidente da Abicol. ROGÉRIO COELHO, PRESIDENTE DA ABICOL FENÔMENO DO DOWNGRADE TERÁ CONSEQUÊNCIAS NO MERCADO BRASILEIRO EM MÉDIO PRAZO

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz