Móveis de Valor - Edição 213
53 moveisdevalor.com.br Quanto ao número de colchões produzidos, 34% reportaram alta, enquanto 45% informa- ram que houve alta na comparação com 2019. Já com relação ao número de colchões vendi- dos, 14% reportaram alta superior a 30% na comparação com 2019. Trinta e oito por cento informaram aumento nas vendas entre 10% e 30% na comparação com 2020. Indagados sobre quais fatores mais impactaram o resultado de 2021 para os fabricantes, em pri- meiro lugar ficou o preço das matérias-primas, seguido da falta de vendas, concorrência desleal, aumento dos custos de produção e dificuldades de importação de insumos. Mas o preço das maté- rias-primas também foi o que mais impactou os fornecedores, seguido do aumento de custos de produção, falta de vendas, dificuldades de impor- tação e concorrência desleal, pela ordem. Para os lojistas ouvidos na pesquisa, o que mais impactou foi a falta de vendas, seguido dos pre- ços e da concorrência desleal. Por sinal, proble- mas com a concorrência desleal aparece nos três níveis da cadeia colchoeira. FATURAMENTO 2021 comparado a 2020 Aumento do faturamento maior que 30% Aumento do faturamento entre 10% e 30% Aumento do faturamento menor que 10% Redução do faturamento menor que 10% Redução do faturamento entre 10% e 30% 35% 35% 50% 20% 5% 30% 25% FORNECEDOR COLCHOEIRO 25% 50% 38% 13% 38% 13% 25% LOJISTA 100% 100% FÁBRICA DE COLCHÃO Analisando os dados, o presidente da Abicol, Rogério Soares Coelho, observa que além das variáveis macroeconômicas instáveis (cambio, inflação etc.), seguem os desafios com custos logísticos, inclusive internos com fretes, e retra- ção do poder de compra dos consumidores, que acusam o forte repasse acumulado dos custos de matéria-prima no preço final. O crescimento em 2022 está mais vinculado ao aumento da participação de mercado, já que o potencial do mercado não cresce e a perda do poder aquisitivo já atinge todas as classes, com exceção da AA. “Mesmo sendo bastante otimista e realista, acho que será um ano de muitos ensinamentos e aprendizagens. Vamos trabalhar para que aconteça o melhor para todos, pois deveremos continuar unidos, acima de tudo. Precisamos de ações governamentais que resultem em incre- mento do mercado”, conclui Rogério. Veja a íntegra dos resultados da pesquisa: 2021 comparado com 2019
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz