Móveis de Valor - Edição 213
6 moveisdevalor.com.br Por Ari Bruno Lorandi, CEO do Intelligence Group O VERDADEIRO NEGÓCIO DO MCDONALD’S Se perguntarmos a você o que faz o McDonald’s, qual a sua resposta: hamburgers ou negócios imobiliários? Pouca gente sabe, mas o que mantém a rede de fast food mais valiosa do mundo não é o Big Mac, mas os investi- mentos imobiliários. Essa “Big Short” (grande aposta, em português) teve início na década de 1950, quando um dos executivos da empresa, Harry Sonnerborn, decidiu que para ganhar dinheiro de verdade precisaria ter poder total sobre o franqueado. A estratégia de Son- nerborn era bem simples: fazer o franqueado manter o nível de qualidade ou perder sua franquia. Foi então que o executivo começou a alugar terrenos no longo prazo e repassá-los para os franqueados, cobrando um valor adicional. No contrato, o franqueado também passava a ser responsável por todas as obrigações sobre o terreno. Assim, o que entrava para o McDonald’s era receita pra- ticamente livre para se tornar lucro (e financiar novas operações). Os ativos imobiliários da corporação estão avaliados em cerca de US$ 40 bilhões (R$ 210 bilhões), valor equivalente ao PIB da Bolívia em 2019. Foi assim que surgiu uma das maiores redes imobiliárias do plane- ta, o resto é história. VAMOS VAREJAR? Emi Ohashi é gerente de loja na Tok&Stok e há alguns dias postou no LinkedIn um texto que vale a pena eu republicar aqui. É bom que os lojistas entreguem uma cópia para seus vendedores que “estão” ven- dedores: “Você já viu alguma criança na escola falar em carreira no vare- jo? Eu nunca vi, sempre as escolhas profissionais são: médico, professor, advogado, comissário de voo, piloto, cientista... e assim por diante. Sei que seguir no varejo para muitos é a última opção, mas para tantos outros o varejo é o trampolim para seguir sua carreira dos sonhos! Muitos entram para pagar seus estudos e suas contas. O varejo é uma grande escola de de- dicação, disciplina, superação e mo- tivação! Alguns, como eu, ficam para sempre e outros seguem sua carreira de sucesso longe daqui! Mas posso di- zer uma coisa: Varejar é muito bom! E vender, com certeza é uma das tarefas mais desafiadoras, mas o varejo sem- pre estará aí para ser o trampolim ou ser a carreira de alguém que goste de atender clientes e ter todo dia um dia diferente. Vamos Varejar?” PANDEMIA PRODUZIU UM BILIONÁRIO POR DIA Um novo bilionário surgiu a cada 26 horas durante a pan- demia, ao passo que a renda de 99% da população mun- dial caiu no mesmo período, aponta um relatório da ONG britânica Oxfam. As 10 pessoas mais ricas do mundo mais que dobraram as suas fortunas entre março de 2020 e no- vembro de 2021 — de US$ 700 bilhões a US$ 1,5 trilhão. Na outra ponta, mais de 160 milhões foram empurrados para a pobreza no mesmo período. O relatório ainda assi- nala que a pandemia se tornou mais mortal e mais prolon- gada como consequência da desigualdade.
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz