Anuário de colchões 2022

173 Anuário de Colchões Brasil 2022 Hoje em dia, com tanto acesso à informação e compartilhamento de experiências facilitado pela internet, fica cada vez mais fácil para os consumidores perceberem quando o objeti- vo final de uma marca é só ganhar dinheiro ou gerar valor e ajudá-los de verdade. A Abicol, por exemplo, quer que o con- sumidor acerte na sua escolha, isso for- talece a reputação da indústria e pretende que as indústrias e as marcas que respeitam as normas e os regulamentos; que cumprem com suas obrigações trabalhistas, tributárias, ambientais e sociais; que adotam boas práticas e que defendem o direito do consumidor, sejam identifica- das facilmente pelo mercado. Por esses motivos a entidade implantou o Selo Abicol de Segurança. Se uma marca estiver ostentando o Selo da Abicol significa que, de fato, uma associação inteira verificou antes se aquele produto é digno de portá-lo, de ostentar o Selo Abicol. O consumidor decide se quer uma marca monitorada pela Abicol ou se prefere arriscar e acatar o que uma marca aleatória alega em seu próprio benefício, muitas vezes sem rastreabilidade ou comprova- ção de seus argumentos. A confiança não acontece de uma hora para outra, o nível de confiabilidade da associação vem sendo conquistado com muita responsabilidade, ano após ano há uma década. O Selo Abicol quer estar nesse lugar de referência, de respeito, como presença física da associa- ção, para que os consumidores possam fazer as melhores escolhas quando necessitam adquirir um colchão. Os associados almejam que colchões com Selo Abicol sejam vistos como produtos de origem rastreável, bem- -feitos e honestos, principalmente nos seus argumentos publicitários. O consumidor moderno é mais bem informado, portanto, muito mais exigente. Com as devidas ressalvas quanto à situação econômica de cada um, o preço já não é mais o fator determinante no mesmo grau em que era há algum tempo. Atendimento ruim, baixa qualidade, descompromisso com as causas ambientais e sociais causam repulsa no consumidor. Terão vida longa os empreendedores que conseguirem demonstrar que sua marca proporciona uma experiência de consumo satisfatória e uma identificação que vai além de funcional e estética, a de valores socioambientais. Haverá uma distinção entre o consumidor de preço, pro- penso a comprar via internet, que levará algum transtorno a lojistas especializados neste mercado, e consumidor de qualidade, que procura algo a mais, compromisso social, responsabilidade ambiental, ética entre outros, que optará por um atendimento especializado e produtos de alta qualidade e com referência. O novo consumidor de colchão Com a devida ressalva quanto à situação econômica de cada um, o preço já não é mais o fator determinante no mesmo grau em que era há algum tempo. Terão vida longa os empreendedores que demonstrarem que sua marca proporciona experiên- cia de consumo satisfatória e identificação que vai além de funcional e estética, a de valores socioambientais.

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz