Anuário de colchões 2023

Anuário de Colchões Brasil 2023 109 mento de peeling (bolinhas) e como evitar, o tempo de validade do item e o tempo de garantia. “Tudo isso garante o bom uso do colchão e, assim, aumen- ta seu tempo de vida útil”, acrescenta. “Outra dica para garantir a satisfação dos clientes é oferecer noites de teste com o colchão na casa do cliente”, sugere Gelbcke, adiantando que em sua loja são oferecidas 101 noites de testes. “E, caso o consumi- dor não goste ou não se adapte com o conjunto é importante garantir a troca, sem burocracia e sem custo”, enfatiza o vendedor. Por fim, Gelbcke considera a rapidez da entrega e o pós-venda as “cerejas do bolo” para obter a satisfa- ção dos clientes. “Hoje, trabalhamos com entregas em 24 horas para clientes que moram até 100 km da loja, inteiramente grátis. Também prezamos por realizar um pós-venda 15 dias após a entrega para acompanhar como está a evolução da adaptação dos clientes ao produto comprado”, finaliza. E, todo esse trabalho em busca da satisfação dos clientes tem garantido o sucesso da loja de Gel- bcke. É o que confirma Adelita e Elizeu Bodnar, que compraram um col- chão na Vitrine Móveis. Com todo o trabalho de orientação feito, o casal conseguiu escolher o melhor colchão para seu perfil. “Compramos um produto excelente, estou dormindo muito melhor desde que trocamos de colchão, agora temos noites de sono superconfortá- veis”, relata a consumidora de Itaiópolis (SC). Debora Zeskoski, que também comprou com Iris, compartilha da mesma satisfação, “não dá nem vontade de levantar”, brinca a consumidora, enfati- zando que se adaptou muito bem ao novo colchão. Resumindo, tão importante quanto a marca do colchão, é a eficiência e competência do varejo. Com o produto adequado, o consumidor vai se sentir satisfeito e esta é a melhor propaganda, tanto da loja quanto da marca do colchão. AC sentar qualidade aos clientes, além de ajudá-los a fazer uma compra crítica, identificando qual o melhor colchão para cada perfil. “Em minha loja costumo utilizar uma rotina de 60 passos (bem completa) e outra ‘pocket’ (com 10 passos), que usamos de acordo com o nível de conhecimen- to, tempo e interesse do cliente para ajudá-lo a escolher o melhor colchão”, conta Gelbcke. “Para mim, a compra sempre deve começar com uma recepção calorosa e animada, dando as boas-vindas ao cliente e nos colocando à sua disposição. Em seguida, fazemos uma pergunta básica: qual o nível de conforto que o cliente está acostumado? Colchão firme, macio ou supercon- fortável?”, relata Gelbcke. “Também costumo perguntar o que o cliente conhece sobre col- chões: muito, pouco ou quase nada? E, a partir das respostas dele, vamos interagindo para aumentar o rela- cionamento”, explica o vendedor. “Em todas as vendas, fazemos uma explica- ção resumida sobre altura, tecidos, molejos e camadas de confor- to dos colchões. Além disso, analisamos o biotipo (peso e altura) das pessoas que vão utilizar o conjunto para garan- tir que o produto indicado esteja adequado ao peso do casal, evitando deformidades”, conti- nua Gelbcke. “Sempre busco orientar quais as melhores opções de colchões para cada cliente apresentando preços, promoções e, principal- mente, ajudando o consumidor a escolher o melhor custo-benefício para aquele momento de sua vida, de forma que o produto também se enquadre no valor que ele está disposto a pagar”, explica o empresário. Ainda segundo Gelbcke, outros pontos que pre- cisam ser contemplados na hora da venda são as orientações em relação ao uso do colchão (a neces- sidade de virar ou não), a possibilidade do surgi- Iris Gelbcke, vendedor de colchões há mais de duas décadas Adelita e Elizeu Bodnar, consumidores satisfeitos da Vitrine Móveis

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