Anuário de colchões 2023
Anuário de Colchões Brasil 2023 121 espero dos coordenadores das comissões temáticas que estejam sempre alinhados com a missão da associação e que todos se- jam colaborativos para o desenvolvimento dos temas que terão destaque na nossa gestão”, afirmou. CINCO PILARES DA GESTÃO Rodrigo elencou os cinco pilares estratégicos que terão prioridade neste biênio: POLÍTICA ESG – Aprofundar o conceito e a ampliação de práticas de política de ESG, ou seja, implantação das melhores políticas ambientais, sociais e de governança que uma empresa do setor colchoeiro possa precisar, construindo um futuro mais sustentável e resiliente. “Sabemos que todos já praticamos alguma forma de ESG em nossas empresas. Portanto, precisamos nos preparar para disseminar essas práticas em todo nosso ecossistema”. COMBATE À FRAUDE E À SONEGAÇÃO – Forte atuação em defesa da competitividade limpa, justa e fiscalizada, livre de atos ilícitos que tanto prejudicam os negócios e o crescimento do País. “Vamos estabelecer um canal direto com o consumidor, por meio do trabalho do Observatório do Colchão, que deverá ser fortalecido, afim de tornar-se o ponto de referência do mer- cado, monitorando não-conformidades existentes e orientando o consumidor a se defender de colchões irregulares que causam prejuízo financeiro e danos à saúde”. ASSISTÊNCIA TÉCNICA – “Pre- cisamos repensar o modelo atual, praticado exclusivamente no nosso seg- mento, que pressiona indevidamente o fabricante, quando falamos de assis- tência técnica. Precisamos comunicar ao consumidor, regras claras dentro do que determina a legislação pertinente, de forma a promovermos relações justas entre fabricantes e con- sumidores, desenvolvendo uma política de assistência técnica de colchões no Brasil a ser capitaneada pela Abicol”. LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA – Reforma tributária, reforma trabalhista, impostos de importação, leis antidumping, incentivos fiscais devem estar sob monitoramento constante para que a entidade atue proativamente e preventivamen- te. “Precisamos assumir a nossa responsabilidade de informar aos nossos legisladores as necessidades e demandas do nosso seg- mento, visando o bemmaior do País, através de leis mais justas e menos contencioso jurídico”. ECONOMIA CIRCULAR – Promover e estimular estudos e pesquisas para sustentar uma agenda que estimule a economia circular. RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL Além dos pilares centrais da gestão, Rodrigo citou a impor- tância da nova comissão de relacionamento institucional, cujo objetivo é colocar a entidade em par e passo com todas as outras entidades representativas da sociedade, em todos os segmentos. “Teremos tantos outros desafios, inclusive alguns inesperados, mas a mensagem que deixo é que todos serão enfrentados e tratados com a importância proporcional ao impacto que possam causar nos nossos negócios, nas nossas empresas e em nossas comunidades”, lembrou, assegurando que entusiasmo, dedicação e coragem não faltarão ao Con- selho Diretor e que todos levarão a bandeira da Abicol a um futuro de realizações, contribuições à sociedade, com a força e a determinação de todo setor colchoeiro. “Finalizando, agradeço o apoio da minha família, principal- mente dos meus pais, Moacir e Elizabeth, que sempre me apoiaram e me motivaram a assumir novos desafios; da minha esposa e companheira de todos os momentos, Graciela; das minhas filhas Sofia e Laura; dos meus irmãos Rafael, Ronaldo e Renan; das minhas cunhadas e das minhas sobrinhas e sobri- nhos. Que Deus criador nos abençoe e nos proteja infinitamen- te. Juntos somos força, unidos uma fortaleza”, finalizou o novo presidente da Abicol. Rodrigo destacou a importância do apoio dos ex-presidentes: Felix Raposo, Luís Fernando Ferraz, Alexandre Pereira e Rogério Coelho O presidente Rodrigo de Melo com conselheiros
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