Anuário de colchões 2023
172 Anuário de Colchões Brasil 2023 VOOS MAIS ALTOS No final dos anos 1980, Dr. Hélio Silva estava convicto que a região Sul era estratégica para a Castor e tirou do papel a construção de uma nova unidade. Escolheu a cidade de Pas- so Fundo, no Rio Grande do Sul, distante pouco mais de 800 quilômetros de Ourinhos. Ele ia com frequência acompanhar as obras e foi numa destas viagens que, ao retornar para casa, aconteceu o acidente que o vitimou. Nessa hora, o filho Henil- son Silva, engenheiro agrônomo de formação, deixou de atuar na área de agronegócios da família para ajudar na continuidade ao trabalho do pai na indústria. “Tinha 24 anos quando assumi Passo Fundo, mas não podíamos interromper o sonho dele. Fiquei seis anos morando lá. Atualmente, sou o responsável pela fábrica gaúcha, ajudo na fábrica de Ourinhos e sou responsável pelas lojas,” informa o empresário. Uma década depois, em 2000, foi inaugurada uma segunda unidade, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Outra fase que assinala um novo ciclo expansionista da Castor são os primeiros anos da década de 1990, tendo como pano de fundo o início do programa de liberalização das importações, com a redução de tarifas e a extinção da lista de produtos com emissão de guias de importação. O Brasil estava pronto para receber um banho de tecnologia. Era o momento certo para atualizar o passaporte e agendar viagens para conhecer o que havia de melhor lá fora. A partir de 1992, Helio Antonio começou a desembarcar em vários países levando na bagagemmuita curiosidade. Começou visitando feiras. A primeira foi em São Francisco, junto de seu irmão, Henilson Silva. Lá, eles viram que o pessoal bordava tecidos de uma forma diferente e aqui no Brasil quase ninguém usava. Era o matelassê. Na volta, recrutaram uma bordadeira e, com o apoio de ummecânico, conseguiram fazer ummatelassê mais grosso, acima de 2 centímetros, para dar impressão de colchão americano e europeu, usando ferramentaria própria. “Tínhamos ummodelo, o San Reno D28, de 15 centímetros de espessura, campeão de vendas nas Pernambucanas e fizemos ele com 22 centímetros e com bordado. Poucos fabricantes acreditavam nesta aposta. Muitos achavam que não iria vender, mas o nosso deu muito certo. Pensei: temos que seguir os mode- los americanos e europeus”, recorda Helio Antonio. O próximo visto de desembarque do empresário foi na Suíça. UNIDADE INDUSTRIAL EM OURINHOS-SP HENILSON SILVA, DIRETOR EXECUTIVO HEDENISE SILVA, DIRETORA FINANCEIRA ESPECIAL
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