Anuário de colchões 2023
Anuário de Colchões Brasil 2023 173 A intenção era fazer colchão de mola ensacada com tecnologia superior, em que as molas são produzidas com tratamento de têmperas e ensacadas individualmente. Surgiu então a marca Pocket®. Para isso, a Castor adquiriu uma máquina da Spühl, renomado fabricante com a qual mantém parceria até hoje, incluindo o registro exclusivo da marca no Brasil. Até então, a Castor produzia colchão com mola normal, utilizando uma má- quina dos anos 70, adaptada. “Senti que podíamos acreditar na revitalização do colchão de mola que havia dado uma caída nos anos 70 e 80 em função do preço mais econômico do colchão de espuma. Foi quando colocamos o colchão de mola no mercado em larga escala, primeiro commolas bonnel e depois commolas da máquina da Suíça. Isso entre 1995 e 2000”, diz Helio Antonio. “Omercado reagiu positivamente a este estilo de colchão americano e europeu. Foi um salto para a Castor”, complementa. INVESTIMENTOSNADIVERSIFICAÇÃO Com o know-how adquirido na fabricação de espumas, a Castor decidiu colocar toda a sua expertise na produção de móveis e estofados, diversificando a atuação no mercado. Além de estofa- dos, aparadores, cadeiras, mesas de jantar e mesas de canto, entre outros. “Contribuiu bastante para a Castor”, admite Helenice Silva Miguel. A participação das exportações ainda é pequena, concen- trada basicamente na América do Sul, mas planos não faltam para desbravar novas fronteiras. Emmeados dos anos 2000, surgiu a comercialização dos produtos utilizando lojas em parceria com comerciantes e, posteriormente, abertura de lojas próprias e franqueadas, totalizando hoje cerca de 300 pontos, as quais servem de parâmetro para ‘sentir’ o mer- cado. Embora o atendimento seja diferenciado e tenha potencial para crescer, o peso maior nas vendas da Castor é o varejo, como magazines, e lojas especializadas em colchões. ‘’A Castor também está presente no e-commerce, impulsionada pelo aparecimento da covid, mas principalmente, porque o mer- cado caminha nesta direção’’, afirma Hedenise Silva de Oliveira. Afinal, como é uma empresa moderna, atualizada e de produtos com design refinado e diferenciado, estamos sempre buscando tendencias Italianas, Europeias e dos E.U.A., que estão fortemente presentes atualmente e são uma grande referência. Outro canal é o segmento corporativo, no qual atende redes hoteleiras e hospi- talares. O grupo também possui negócios na agropecuária (gado, soja e milho), e também no ramo de Hotelaria, com o objetivo de diversificar os investimentos’’, afirma Hedenise Silva de Oliveira. PLANTA EM PASSO FUNDO (RS) PLANTA INDUSTRIAL DE JUIZ DE FORA-MG
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