Anuário de colchões 2024
103 Anuário de Colchões Brasil 2024 de seu mix de produtos, mostramos como elas estão tratando o tema sustentabilidade com os clientes e, principalmente, o que elas têm feito para se torna- rem cada vez mais eficientes. Todos esses movimentos de transformação que aconteceram no varejo colchoeiro nos últimos anos são essenciais para que o setor volte a aque- cer. Isso porque, em um estudo recente realizado pela National Retail Federation, foi revelado que antes da pandemia o varejo físico já vinha per- dendo 10% do tráfego das suas lojas. Ou seja, esse já era um movimento natural do mercado. A explicação para esse cenário é que as lojas esta- vam se tornando menos atraentes para consumi- dores cada vez mais exigentes e acostumados com novas experiências. Foi isso que reduziu o interes- se pelo formato tradicional do varejo físico. Agora, para reverter essa situação o varejo col- choeiro vai precisar continuar se reinventando constantemente para manter os consumidores in- teressados no que ele tem para oferecer. Mais do que isso, é hora de mostrar para os clientes que a compra de um novo colchão não deve girar em torno de preço, mas sim no valor real que existe em cada produto. Afinal, itens para dormir são diretamente responsáveis pela qualidade do sono das pessoas e, consequentemente, pela qualidade de vida delas. Nesse cenário, o varejo precisa se reinventar e se apresentar de forma mais atraente para despertar a atenção e o interesse dos consumidores. “Lojas de colchões precisam ser muito mais do que um gran- de espaço de mostruário de produtos. Embora seja possível interagir fisicamente com os produtos, o meio digital oferece mais agilidade para buscas, comparativos e avaliações. As lojas físicas precisam se tornar mais “sexy” para chamar a atenção e despertar curiosidade e in- teresse”, recomenda Alexandre Conte, Mestre em Estratégias de Marketing e Comportamento do Consumidor. Segundo ele, para ganhar destaque no mercado as lojas precisam criar espaços interativos, onde os clien- tes possam realizar workshops que lhe permi- tam compor a formatação dos ambientes com a redistribuição dos próprios produtos. Além disso, é preciso oferecer serviços diretos e com- plementares, sempre de uma forma inteligente, para elevar a frequência de visitas à loja, manter os clientes por perto e seduzi-los com novidades e vendas adicionais. “Já pensou em uma loja que disponibilize espa- ços para reuniões de trabalho ou ofereça espaços para levar as crianças para assistirem um fil- me infantil? Ou ainda, uma loja que convide os clientes para um coquetel seguido da transmissão de eventos musicais ou esportivos”, exemplifica Alexandre, acrescentando que a criatividade é o que rompe os limites aqui. Agora que você já começou a se inspirar com as possibilidades do que é possível fazer nesse novo momento do varejo nacional, chegou a hora de co- nhecer as 10 histórias de varejistas colchoeiras que tem se destacado em seus respectivos mercados. Prepare seu café, separe um bloco para anotar as melhores ideias e aproveite a leitura. Para se destacar no mercado é preciso fazer diferente Não há limites para a criatividade quando o assunto é sair à frente dos concorrentes ACB
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