Anuário de colchões 2024

113 Anuário de Colchões Brasil 2024 “Minha carreira neste setor foi de muito traba- lho, dedicação e aprendizado constante, obtive sempre resultados que me permitiram ascender de forma positiva nas empresas que passei e esta vivência profissional foi um dos fatores que pesou para continuar a trabalhar no varejo”, enfatiza o empresário. “Sempre digo que um dos fatores que levam a pessoa a ter sucesso profissional é atuar naquilo que sabe fazer, não adianta querer inven- tar e atuar em coisas que não domina ou não tem habilidade”, continua Marcus. E foi com esse pensamento que em 2017 o em- presário decidiu dar um passo a mais em sua carreira e abrir sua própria loja de colchões. “Decidi abrir a Soniflex Colchões em Garopaba (SC), distante 70 km da cidade na qual resido, por fatores estratégicos. Esta foi a melhor forma de começar, não a mais fácil ou a mais simples, mas a mais suscetível ao acerto, sempre visando o longo prazo”, relembra Marcus, acrescentando que muitos empreendedores abrem suas lojas e esperam sucesso imediato, esquecendo que o sucesso vem com muito trabalho, assertividade e tempo. “Não se constrói uma marca de sucesso do dia para a noite, é preciso muito tempo, muita luta e muitas noites de sono perdidas”, reforça o empresário. E por falar em luta, Marcus relembra que os primeiros meses depois da abertura da loja foram de muitos obs- táculos. “Quando você está iniciando as operações, é tudo mais difícil. O mercado não te conhece, não sabe se você é mais um aventureiro ou não, então, estabelecer parcerias (o que é fundamental) leva mais tempo”, conta o empresário. “Além disso, para as institui- ções financeiras você é um grande risco, você é novo no mercado, não tem histórico algum, então crédito para in- vestimento é difícil, extrema- mente caro e raro”, continua Marcus. “Outro desafio é conseguir captar clientes, afinal isso exige muita capacidade es- tratégica, muitas ideias e um bom dinheiro, já que há uma grande tendência de os consumidores serem atraídos por players já consolidados no mercado”, destaca o empreendedor. Atualmente o Grupo Soniflex conta com qua- tro lojas nas cidades de Garopaba e Imbituba e, mesmo seu foco sendo colchões, o grupo também trabalha com móveis e estofados. Seus principais parceiros são a Herval e a CBP, mas seu mix de produtos também conta com marcas como Castor, Inducol, King Koil, Probel, Mannes, Latex Foam e Anjos Colchões & Sofás. “Hoje trabalhamos muito forte com colchões, mas também com complementos, como traves- seiros por exemplo”, enfatiza Marcus. Marcus Antunes, sócio proprietário do Grupo Soniflex O Grupo Soniflex conta com quatro lojas nas cidades de Garopaba (SC) e Imbituba (SC)

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz