Anuário de colchões 2024

114 Anuário de Colchões Brasil 2024 “Podemos dizer que um dos fatores que nos faz destacar no mercado é buscar sempre novos produtos e soluções diferentes daquelas que tradicionalmente os concorrentes trazem”, re- força o empresário. Para ele, os principais diferenciais da loja são trabalhar com estratégia, buscar estar um passo à frente e sempre atento ao mercado para saber o que deve ser feito. “O universo colchoei- ro evoluiu bastante nos últimos anos, temos muitas opções de tecidos, materiais e diferen- tes tecnologias de conforto. Muitas marcas surgiram e isso trouxe muitas possibilidades de atuar de forma mais nichada no mercado”, comenta Marcus, acrescentando que esta é uma grande dica para quem busca se destacar. Quando o assunto é tecnologia, o empresá- rio observa que ainda é bastante desafiador o consumidor brasileiro enxergar o valor de produtos desenvolvidos com alta tecnologia. “O grande obstáculo do lojista é conseguir cons- cientizar o cliente que colchão não se compra por preço, que existe diferença, e que da mes- ma forma que existe uma grande distância entre um carro popular e um carro de luxo, por exemplo, isso também ocorre com colchões convencionais e colchões mais tecnológicos”, explica Marcus. “Para muitos clientes o aspecto tecnologia não interessa, é algo cultural, afinal colchão não traz status, não se ostenta a ninguém, então talvez isso seja um dos grandes desafios a ser vencido pelos lojistas”, acrescenta o empreendedor. Ainda segundo ele, isso vale para a pauta da sustentabilidade que apesar de ser um tema que precisa ser levado mais em consideração pelo mercado, ainda não é um fator de decisão de compra para a maioria dos clientes. “Eles não levam em consideração a questão da sus- tentabilidade na hora de escolher um colchão, portanto, na hora de abrir a carteira, isto tem pouca inf luência”, acredita Marcus. Em relação aos planos para o futuro, o empre- sário revela que o Grupo Sonif lex pretende se expandir, mas quem vai dar o tom da veloci- dade desse crescimento será a própria econo- mia brasileira. “É certo que novas estratégias estão sendo pensadas, como criarmos um braço industrial, também pretendemos aproveitar as oportunidades que o mercado traz, indepen- dente da situação econômica, afinal o mercado sempre traz oportunidades”, afirma. “Muitas vezes o empreendedor está envolto no dia a dia, no operacional e sair disso, olhar em volta e analisar o mercado como um todo é fundamen- tal e pode ser a diferença entre a vida e a morte de um negócio”, acrescenta o empresário. “Costumo dizer que comércio não é para ama- dor ou aventureiro, o princípio básico para sobreviver no mercado é conhecer o que se está fazendo. Se você oferece um serviço ou um produto, você deve dominar tudo a respeito do mercado dele, de forma teórica e prática”, acon- selha o empreendedor. “Ter um sonho, coragem, dinheiro sobrando ou coisa parecida, não podem ser o único fator a estimular a pessoa ao ato de empreender”, continua Marcus. “É preciso se preparar tecni- camente, dominar a teoria e a prática de todo o universo que envolve o negócio e, principalmen- te, o mais importante de tudo: fazer não só por dinheiro, mas também por um objetivo pessoal seu e com amor, assim o dinheiro será uma con- sequência”, conclui o empreendedor. Novas estratégias de expansão serão implementadas na Soniflex em 2024 ACB

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