Anuário de colchões 2024

157 Anuário de Colchões Brasil 2024 nesse assunto, convidamos Paulo Escrivano, cientista do consumo e head da SparkOff Brasil, empresa especialista em consumer insights e análise de tendências para tratar do assunto. Segundo ele, o primeiro ponto a se atentar em relação ao comportamento das novas gerações de consumidores que vão dominar o mercado nas próximas décadas é que eles são verdadei- ros nativos digitais e, para eles, cada compra é uma declaração, ou seja, um ref lexo de signifi- cado e propósito. Pensando nisso, é preciso começar a entender como agem as novas gerações e seus comporta- mentos de consumo. Afinal, conhecendo essas tendências é possível se adiantar e se destacar diante a concorrência. E, para se aprofundar nes- se assunto, convidamos Paulo Escrivano, cientista do consumo e head da SparkOff Brasil, empresa especialista em consumer insights e análise de tendências para tratar do assunto. Segundo ele, o primeiro ponto a se atentar em relação ao com- portamento das novas gerações de consumidores que vão dominar o mercado nas próximas déca- das é que eles são verdadeiros nativos digitais e, para eles, cada compra é uma declaração, ou seja, um reflexo de significado e propósito. “A Geração Z e a Geração Alpha são a própria definição de adaptabilidade”, enfatiza o cientis- ta. “Eles mergulham em novas culturas e ideias, navegando pelo mundo digital com uma facilida- de impressionante”, continua Escrivano. Ainda segundo ele, estudos sugerem que a maioria dos consumidores de 2025-2030 será capaz de dis- cernir notícias falsas e navegar por algoritmos com a mesma naturalidade com que conversam com amigos. Além disso, outro norte que ditará o consumo nas próximas décadas será a sustentabilidade. “Esses novos consumidores cultivarão jardins urbanos, transformando resíduos alimentares em inovações culinárias”, destaca Escrivano, enfatizando que as projeções indicam um boom no compromisso com a vida verde. E, enquanto a sustentabilidade cresce, o metaverso promete aventuras digitais no entretenimento, fazendo com que a natureza mantenha seu en- canto. “As escolas estarão cada vez mais redescobrindo o poder do aprendizado ao ar livre, com muitas crianças encontrando felicidade nas simples alegrias da natureza”, prevê o cientista. Nesse cenário em que os nativos digi- tais estarão redesco- brindo o mundo, o varejo precisará se reinventar para conquistar esses novos consumidores. Quentin Humphrey, head of Client Engagement da WGSN, empresa dedicada à previsão de tendências de consumo, acredita que o segredo para conseguir atrair esse novo público é conectar-se com suas emoções e levá-los a gastar emocionalmente, da melhor for- ma e com mais recorrência. Independentemente da estratégia, porém, o executivo ressalta que é preciso oferecer familiaridade e consistência. “Os consumidores precisam confiar”, reitera. Ainda segundo ele, no futuro teremos oito prin- cipais tipos de shoppers, são eles: frugalistas, pagadores f lexíveis, humanistas, buscadores sensoriais, devotos da marca, indulgentes emo- cionais, auto facilitadores e defensores inter- seccionais. Dentre eles, Humphrey acredita que os cinco primeiros serão os mais encontrados. Para atender os consumidores do futuro, varejo e indústrias vão precisar começar a se reinventar desde já Paulo Escrivano, cientista do consumo e head da SparkOff Brasil

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