Anuário de colchões 2024

162 Anuário de Colchões Brasil 2024 pelo sono, bem como o crescimento de produtos complementares, traz uma grande oportunidade”, prevê Christophe Jauquet. As experiências, mencionadas acima, devem ser impulsionadas principalmente por dois fatores: ex- pectativas e aspirações dos clientes. As expectativas são impulsionadas pelas ótimas experiências que seus clientes podem ter em outros setores. Aspira- ções são impulsionadas pelas aspirações de vida das pessoas. “As aspirações de vida são as coisas que mais importam para os seus clientes: pensar em não ter stress, ter mais energia, ter boa aparência, diversão etc. Cada empresa precisa fazer o exercício para identificar as expectativas e aspirações de vida que se enquadram no seu próprio DNA”, propõe. Christophe comenta que o setor esteve durante muito tempo protegido da inovação. “Foi um exem- plo clássico de indústrias que dificilmente foram desafiadas pelas inovações digitais. Não é mais o caso. Novas empresas estão proporcionando a conveniência de vender online e fazer com que seus clientes experimentem colchões durante semanas e meses, e oferecendo produtos personalizados sob demanda ou ajudando pessoas a obter mais energia com tecnologia regulada por temperatura”, relata. Empresas já estabelecidas são muitas vezes lentas na adaptação a este ambiente emmudança, assina- la Christophe. Como suas receitas diminuíram nos últimos anos devido a estes novos entrantes no mer- cado, tornou-se difícil investir em serviços ou expe- riências com um foco claro. Essas novas empresas entraram no mercado afastando-se dos produtos e concentrando-se em serviços ou experiências. Para ele, não se trata de um nicho: é uma evolução. “É ló- gico que a maioria das empresas esteja experimen- tando coisas para construir experiências melhores. Aquelas que estão fazendo um ótimo trabalho seriam as que mudaram o setor, como Emma Sleep ou Casper”, cita como exemplos. “Se empresas estabelecidas na indústria de colchões tivessem se concentrado em experiências anterio- res, teria sido muito difícil para empresas novas, jovens e muitas vezes online entrarem no mercado. Então, eu diria que já é tarde para as empresas es- tabelecidas focarem nisso, porque já estão perdendo os clientes existentes. Na verdade, deveria ter sido feito há anos”, lamenta. Países como Estados Uni- dos, Reino Unido e Alemanha poderão estar mais avançados nessas novas experiências devido ao tamanho dos seus mercados. “A maior adoção em termos percentuais destas inovações poderá prova- velmente ocorrer no Norte da Europa”, aponta. Quais são os primeiros passos que as empresas devem adotar para ir além das necessidades bá- sicas e atender às aspirações dos clientes? “Como falei anteriormente, elas precisam pensar além das meras necessidades dos clientes. Precisam levar em conta o que as pessoas esperam. Elas até tentam apoiar seus clientes para ajudá-los a al- cançar suas aspirações de vida. Mas isso pode ser um passo longe demais para alguns. Compreen- der o que os clientes esperam em cada etapa da jornada do cliente é fundamental para criar uma experiência melhor com colchões”, diz. Para ele, o que mais importa para todos é a sua saúde e felicidade: “95% da população concorda que ter boa saúde e ser feliz é muito valioso, e mais de 50% estão procurando maneiras de impactar sua saúde e felicidade hoje. Significa que elas con- sideram a compra de colchões um impacto positivo na sua saúde. Se você conseguir convencer sobre o impacto que pode ter na saúde e na felicidade delas, poderá até acelerar a compra de um colchão novo hoje”, ele está convencido, acrescentando que o sono é um dos quatro pilares da saúde (sono, exercício, saúde mental, nutrição). “Nunca houve melhor momento para vender colchões, idealmente com- plementados com outros serviços de sono ou como uma experiência completa de sono”, conclui. 95% da população concorda que ter boa saúde e ser feliz é muito valioso ACB

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