Anuário de colchões 2024
165 Anuário de Colchões Brasil 2024 algo diferenciado e de acordo com o perfil de cada cliente”, explica Alex Gasparetto, consultor espe- cialista em gestão no varejo. “Em todos os nichos percebe-se uma atratividade ligada, em parte, ao desenvolvimento de novos produtos e ao desejo por itens personalizados”, continua o especialista. Ainda segundo ele, o valor percebido nesses produtos customizados é bem maior, isso porque eles trazem a sensação de posse de um objeto exclusivo. “É ‘o meu colchão’ e essa sensação cria uma satisfação muito maior no cliente final”, ex- plica Gasparetto. “Além disso, a customização de produtos está diretamente ligada a uma qualida- de superior, por isso é ampliada a satisfação dos consumidores”, reforça o consultor. Gasparetto também acredita que essa não é uma tendência só do momento atual, mas sim uma busca que continuará crescendo nos próximos anos e, em breve, se tornará um modelo de con- sumo solidificado. “Isso vai acontecer porque o cliente quer produtos cada vez mais qualificados, afinal, ele tem acesso a informações sobre itens nacionais e internacionais em tempo real, e isso levará ele a ser cada vez mais exigente e querer cada vez mais itens personalizados”, observa o especialista. “Sem dúvida nenhuma esse é um mercado que vai crescer exponencialmente au- mentando rendas e principalmente a rentabilida- de das empresas”, conclui Gasparetto. CUSTOMIZAÇÃO NA INDÚSTRIA COLCHOEIRA Com o comportamento dos consumidores mu- dando, as empresas precisam acompanhar esse ritmo e se adaptar às novas demandas. E foi buscando entrar nessa tendência da customi- zação que o lojista Íris Gelbcke, proprietário da Vitrine Móveis, de Itaiópolis (SC), teve a ideia de desenvolver um colchão exclusivo com a sua assinatura. “Dentro da nossa loja foi feito um painel enaltecendo os nossos feitos e, um belo dia, vendo todo aquele desempenho, tive a ideia de aproveitar toda a história, todo o conhecimento adquirido na jornada e desenvolver um produto com as características que considero importante para se ter um sono de qualidade”, conta o lojista que tem 28 anos de experiência no mer- cado. “De posse da ideia, fiquei seis anos imaginando como viabilizar a confec- ção de um colchão, pois sabia do custo para desenvolver e, principalmente, para colocar o produto para comercializar dentro de um merca- do tão competitivo”, continua Íris. “Um dia, recebi a visita de um amigo de longa data, fabricante de colchões, que me fez uma indagação: o que posso fazer para retribuir tudo o que já fez por nós? E essa foi a deixa para eu contar sobre o meu sonho de confeccionar um colchão exclusivo”, relembra o empresário, acrescentando que, de primeira, o amigo topou o desafio. A partir daquele momento os dois entraram em uma empreitada em busca do colchão perfeito. Íris elencou todas as características que suas décadas de experiência no setor colchoeiro o fizeram considerar que eram as ideais para a confecção de um produto completo e que garan- tisse qualidade de sono. E, assim, ele escolheu altura, espessura, tipo de espuma, tipo de molas, entre outros materiais, e repassou para seu ami- go de longa data, Lívio Rueckl, proprietário da Difference Colchões, que, por sua vez, verificou a viabilidade de confeccionar um colchão com essas características e, em seguida, começou a tirar a ideia do papel. “O colchão The One Exclusive é uma peça de 35 cm de altura, fabricado com molejo de Alex Gasparetto, consultor especialista em gestão no varejo Íris Gelbcke, proprietário da Vitrine Móveis
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