Anuário de colchões 2024
90 Anuário de Colchões Brasil 2024 Como apresentar colchões sustentáveis na loja Existe uma distinção implícita quando se apre- senta colchões como sustentáveis, ecológicos e naturais. Isto porque muitos, senão a maioria dos consumidores nos Estados Unidos não confia nas afirmações feitas pelas empresas sobre os produ- tos. “Muitas pessoas no ramo de colchões acredi- tam que esta falta de envolvimento do consumidor é um sinal de que a maioria não sente que a com- pra de produtos ecológicos seja uma prioridade e não pagará mais para tê-lo. Eu discordo”, diz Barry Cik, da Naturepedic Organic Mattresses & Bedding (foto ao lado), em recente publicação na revista Furniture World. Ele mesmo explica: “Os consumidores não estão interessados em ouvir falar ou pagar mais por colchões que se apresentam com postura ambiental questionável e usando termos como sustentável, ecológico e na- tural para os quais não existem definições conci- sas. Uma percentagem substancial de comprado- res, no entanto, pode ser convencida a pagar mais por colchões que cumpram padrões baseados em evidências”, está convencido. Barry chama a atenção no cuidado commensa- gens de varejo. Segundo ele, o desafio para quem pretende oferecer uma ampla seleção de produtos para satisfazer um desejo crescente entre os consu- midores de roupa de cama orgânica mais saudável é encontrar melhores formas de fazer a sustenta- ção de colchões designados como orgânicos: preci- sam ser mais explicáveis, aceitáveis e defensáveis. Nos Estados Unidos, diz ele, os consumidores pre- ferem comprar colchões feitos por fabricantes que usam apenas materiais certificados pelo Global Organic Textile Standard (GOTS) – uma organiza- ção privada sem fins lucrativos. No setor de vendas no varejo, apresentar esse tipo de compromisso por parte de um fabricante é essencial para cons- truir confiança e estabelecer que quaisquer afirma- ções feitas não são apenas uma postura da marca. Outra recomendação relevante apontada por Barry é evitar fazer alegações médicas específicas. Para ele, o termo hipoalergênico é tecnicamente uma afirmação médica que o FDA (agência regu- ladora dos Estados Unidos) poderá um dia reprimir. Engenheiro am- biental de formação, Barry fundou a Naturepedic Organic Mattresses & Bedding em 2003, depois de procurar, em vão, um colchão de berço adequado para seu primeiro neto. “Descobri que a maioria dos fabricantes usava produtos químicos e materiais nocivos. Sabia tudo sobre vinil/PVC, espuma de poliuretano e vários produtos químicos contidos neles. De jeito nenhum colocaria meu neto para dormir a centímetros desses produtos”, comentou. Disse ainda que muitos colchões de berço orgânicos no mercado não eram à prova d’água, o que os tornam suscetíveis ao crescimento de mofo e fungos. Nos anos 1970, ele ajudou na abertura da primei- ra cooperativa de alimentos orgânicos no porão de uma igreja na entrada principal da Ohio State University. Na época, alimentos orgânicos não estavam disponíveis em nenhum lugar. Hoje, sua empresa produz colchões para bebês, crianças e adultos, além de colchões, travesseiros, lençóis, fronhas e outros acessórios de cama orgânicos e móveis para quarto. A Naturepedic também possui uma grande e crescente rede de pontos de venda em todo os Estados Unidos. Foto www.dallasnews.com Uma nova experiência de cliente na Loja da Hästens
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