Móveis de Valor - Edição 152

59 Softwares que dão resultado Tecnologia pode ajudar a melhorar o desempenho das empresas A umentar a competitividade e melhorar os resultados são os atuais desafios das empresas, que utilizam ferramentas cada vez mais modernas, disponíveis no mercado. Além de muito planejamento, a tecnologia é um desses aspectos, que bem utilizada, pode trazer bons resultados. Especificamente, a tecnolo- gia em softwares de gestão, que organizam e orientam o trabalho das empresas, e quando bem “alimentados” de informações e dados, são capazes de solucionar as mais variadas ques- tões, em diversos setores. Edgar Marconi, diretor da unidade de Gestão Promob, de Caxias do Sul (RS), acredita que as empresas devem deixar de ver os seus sistemas de gestão como um mal necessário e passar a explorá-los de maneira correta. “Muitas empresas dão ênfase a rotinas operacionais, necessá- rias dentro dos sistemas, mas as informações e as análises que podemos fazer a partir delas é o que diferencia um sistema de outro. É necessário que tenhamos um olhar de gestão real- mente, onde as análises provenientes do sistema possam fazer a diferença para o negócio, possam dar mais produtividade e ajudar na redução de custos e na eficiência operacional. A soma desses benefícios justifica o investimento financeiro e de tempo na implantação desses sistemas”, avalia. As vantagens em utilizar um software de gestão são muitas, como gerenciamento da carteira de clientes, administração de custos, análise de resultados, formalização do processo de atendimento e de produção e melhor produtividade e acompanhamento do desempe- nho pessoal de cada colaborador. Os sistemas precisam ser atualizados, conforme o avanço da tecnologia. “Atualizados sim, trocados não, a não ser que não atendam o que a empresa precisa. A troca de um software precisa ser muito bem pen- sada e necessariamente precisa estar justificada por ganhos de produtividade, integração, custos, aderência e funcionalidades”, orienta. Marconi explica que existem algumas premissas na escolha de um software, como ade- rência ao negócio, integração com os demais sistemas que a empresa possui e estabilidade do fornecedor, entre outros. “Não adianta escolher um software que não tenha nada a ver com seu negócio. Também é necessário que se olhe a estrutura que o fornecedor tem de suporte, atendimento e implantação. Já imaginou se, de uma hora para outra, seu fornecedor quebra ou deixa de existir? Isto é muito comum no mercado de sistemas”, pondera. Outra dica do especialista é procurar saber qual a segurança do fornecedor na guarda e gestão de dados, tamanho de equipe, tecnologias utilizadas e perspectivas de crescimento. “Com certeza você não quer pôr suas informações em risco”, conclui. Por MARIANE ANTUNES - Curitiba (PR) Edgar Marconi, diretor da unidade de Gestão Promob José Zignani

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