Móveis de Valor - Edição 161
44 Meio século de conquistas E les colocaram mesmo a mão na massa. Ou melhor, na espuma. José Carlos Christofoletti “Zito”, fundador da ApoloSpuma, que este ano completou 50 anos no mercado, nos mostra que é possível crescer e continuar com- petitivo, independentemente do cenário econômico. A receita para o sucesso da fabricante de colchões de Itu é feita de muito trabalho, perseverança e competência. Mas a equação não é tão simples, afinal ser empresário no Brasil não é uma tarefa fácil. “Não é só a pesadíssima carga tributária, mas também a enorme burocracia criada pelo governo”, lamenta Zito. Ele conta que a luta constante pelo seu sonho foi o que fez a ApoloSpuma chegar aonde chegou. “É importante rode- ar-se de pessoas honestas e competentes, procurar fazer com que seus talentos sejam aperfeiçoados e sempre estar seguro nas mãos de Deus. Tudo isso somado acaba resultando em uma empresa eficiente e, consequentemente, em produtos de qualidade”, afirma. Não se pode esquecer também do rígido controle de gastos. “Sempre disseram que eu sou munheca, mas esse é um dos segredos para chegar a meio século com uma companhia sólida”, ressalta o empresário. A ApoloSpuma começou em um pequeno galpão na cidade de Itu, interior de São Paulo, pelas mãos de dois jovens estudantes: Zito e Getúlio Schanoski. Na época, Getúlio já trabalhava em uma fábrica de colchões e Zito o convidou para começar um negócio. Schanoski entrou com o conhecimento fabril e Zito com o investimento na área onde foi inaugurada a indústria, em 1966. O nome ApoloSpuma veio alguns anos depois, como sugestão de Giacomo Dalla Vecchia, proprietário das Lojas CEM e um dos principais parceiros da Apolo, para homenagear o projeto da Nasa de mesmo nome que levou o homem à lua em 1969. Os primeiros colchões eram feitos de mola e capim. Zito recolhia o capim utilizado nos produtos, auxiliava na produção, e fazia as entregas com sua carroça. De lá pra cá, a ApoloSpuma não parou de crescer. Em pouco tempo, a carroça puxada por um vespa se transfor- mou numa respeitável frota de modernos caminhões. Do pequeno galpão de 1966, a empresa instalou-se em uma área de mais de 90 mil m² e construiu um dos principais parques industriais da América Latina. “Os desafios foram muito grandes, principalmente num país como o Brasil, de altos e baixos e muitas crises políticas e econômicas. Evoluímos com os embates da vida e com as crises. Aprendemos a lidar com momentos difíceis e sair ainda mais fortalecidos deles”, conta Zito Christofoletti. Um ano de sucesso O ano de 2016 tem sido, de fato, especial para a ApoloS- puma. Em seu aniversário de meio século, a empresa tem passado por uma grande transformação. “Com a ajuda da Fundação Dom Cabral, a principal escola de negócios do Brasil e uma das melhores do mundo, estamos modernizando cada vez mais nossa gestão, investindo em pessoas e equi- pamentos de ponta”, ressalta Zito. Como exemplo, ele cita a máquina de espumação contínua, “o equipamento mais mo- derno do mundo para produção de espuma e uma das poucas existentes no País”. A empresa também já se antecipou ao certificar toda sua linha de colchões de mola pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. A certificação será obrigatória a partir de 2018. O fortalecimento de parcerias internacionais foi um dos marcos deste ano. “Hoje produzimos a marca americana Carolina Mattress Guild e a Pikolin, da Espanha, a maior empresa da Europa e uma das maiores do mundo”, afirma Em seu aniversário de meio século, a empresa tem passado por uma grande transformação
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz