Móveis de Valor - Edição 206

90 moveisdevalor.com.br Marcenaria escultural Natalia Concentino, jornalista A rquiteta, marceneira e designer. Júlia Krantz é uma apaixonada pela madeira, que cria peças que fluem entre a arte e o design, como ela mesma diz. E fica fácil de entender por que ela diz isso, seus móveis de madeira parecem esculturas, podendo até ganhar tal finalidade. To- das as peças de Júlia são repletas de detalhes que as diferenciam de um móvel comum. “Gosto de criar peças que tenham o seu valor utilitário, mas que se acomodem no caráter artístico que busco expressar. Sinto que esta forma de criar agrada principalmente às pessoas ligadas de alguma forma ao valor intrínseco inerente à arte pura, à estética, à beleza plástica e inusitada que o trabalho emmadeira pode gerar”, resume a designer. abundante da madeira. Além disso, é para mim um dos materiais mais vastos em cores, texturas, sabores, plasticidade, o que promove inúmeras possibilidades no processo criativo”. A arquiteta de formação afirma que as linhas retas não fazem parte de seu repertório interior e conta um pouco mais sobre as suas inspirações. “Minha inspiração vem claramente da natureza exuberante do nosso país, das formas sinuosas e suaves dos nossos morros, da fluidez das águas dos mares e rios, da maciez da areia da praia, das conchas do mar, da vegetação tão vasta e rica em variedade”. Apesar do design diferenciado de suas peças, ela conta como funciona seu processo de criação na prática, que não se difere muito do tradicional. “Inicio uma peça pelo desenho que pode partir de uma ideia anterior ou da sugestão de algo que um cliente me pede. Em seguida sigo dois passos diferentes dependendo do tipo de peça a ser produzido: para as peças de madeira maciça elaboro o projeto no computador, detalhando encaixes e dimensionamentos; para as peças de laminado vou diretamente para a oficina onde trabalho a volumetria já na escala natural em blocos de isopor. A terceira etapa é a produção da peça em si, que pode dar certo de primeira ou pode exigir mais de um protótipo até chegar ao resultado que espero. Daí passo ao acabamento com goma, laca, óleos, etc”. Por falar em madeira, Júlia comenta sobre o seu uso nas criações. “Ela é uma das raras matérias-primas que dispomos, que se bem manejada é absolutamente sustentável, podendo estar a nosso dispor para sempre. O manejo das nossas florestas é fator fundamental para garantir a existência

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz