Móveis de Valor - Edição 207

46 moveisdevalor.com.br “Compra de produ- tos que duram mais, que ficam mais tempo conosco em nossas casas são diferentes de compras de produtos de consumo rápido e descartáveis, como alimentação. Móveis e carros são pensados por mais tempo e há a opinião da família, do cônjuge, na deci- são. Por isso, devem ser apresentados em campanhas por tempo mais longo e com o uso de estratégias como o remarketing. Rodolfo Benetti, da Orgânica Digital, nota que não há grandes di- ferenças, mas ressalva que focar na experiên- cia e saber demonstrar o produto, mostrando como ele ficará na casa do usuário, é o ideal. “Postar foto daquele móvel `solto´, com o preço abaixo, não é mais tão atrativo e nem um diferen- cial”, expõe, revelando um projeto que desenvol- veu para uma fábrica de móveis com várias lojas em todo o Brasil. Sem revelar o nome, ele conta que o fabricante não queria investir em um site para todas as lojas, mesmo assim queria gerar leads a partir de ações digitais. “Desenvolvemos o site + estratégia de captação de clientes no digital e criamos um sistema onde cada contato gerado no site ia para a loja mais próxima do cliente. Ou seja, se um cliente enviasse o pedido de contato e estava na cidade de São Paulo, o contato era redi- recionado para a loja do bairro mais próximo dele, isso deu um ótimo resultado pois dava escala para a empresa e ao mesmo tempo dava um “toque local” no contato com o cliente”, informa Benetti. QUESTÃO DE VIDA OU MORTE Absorver estratégias digitais é uma questão de sobrevivência do negócio, avisa Carlo Manfroi. “Quem não procurar novas maneiras de intera- gir com seu público ficará de fora. Abrir a loja e aguardar o consumidor chegar já não é o sufi- ciente. Isso tanto no físico quanto no digital”, diz, e acrescenta: “Muitos ainda acham que abrindo um e-commerce irão faturar muito. Porém, sem divulgação é como uma loja em má localização: ninguém vê. Além de abrir um canal digital, pre- cisa fazer campanhas, comunicar, divulgar para as pessoas e grupos de interesse. Para ganhar mercado é importante um plano estruturado de marketing digital, e evitar ações aleatórias ou por impulso. É preciso ter frequência e persistência, medindo os resultados”, ensina. “Assim como outras tecnologias surgiram décadas atrás, agora são essas que nos colocam no páreo. Lojista que não entender isso ficará para trás. En- caro como atualização das ferramentas de comu- nicação entre pessoas e empresas. Não é a solu- ção para tudo, mas quem não participar deixará de interagir e perderá vendas”, arremata Manfroi. O diretor da Orgânica Digital segue a mesma linha. Benetti não vê risco de desaparecimento de lojas, mas sim de perder mercado e as melhores oportunidades. “Este é um caminho sem volta, quem não se atualizar e não buscar conhecimento está fadado a ficar estagnado e a partir daí perder cada vez mais mercado”, diz.

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