Móveis de Valor - Edição 207

53 moveisdevalor.com.br Ele prossegue dizendo que o valuation também é uma forma de acompanhar o desenvolvimen- to da empresa. “Com essa análise é possível saber qual a valorização que a empresa está tendo com o passar dos anos, deixando os exe- cutivos preparados para realizar novas tran- sações, vendas de ações para societários ou até a venda completa do negócio, de acordo com o que ele realmente vale”. O economista conta que empresas de qualquer porte podem e devem fazer esse tipo de análise. “Não existe uma receita econômica específica para fazer o valuation. Atendemos empresas de grande, médio e pequeno porte, além de essa análise ser uma boa opção para as startups que estão em busca de captação de recursos para investimentos”, explica. Apesar de ser muito útil para realizar transações, vendas ou análise de propostas, o valuation tam- bém é usado em espólios de herança, para que se faça a divisão correta das partes envolvidas ou, simplesmente, como forma de acompanhamento contínuo para o gerenciamento do negócio. “Quando se tem essas informações em mãos é possível fazer uma gestão voltada à criação de valores a curto e longo prazos para sócios. O que é importante para a remuneração de exe- cutivos e acionistas”, informa Eduardo Peres. O economista conta que já atendeu empresas do setor moveleiro e fala sobre o que pode ser feito depois dessa análise. “Várias estratégias podem ser criadas para a valorização da empresa. Al- guns empresários nos procuram para identificar pontos de melhorias que podem ser trabalhados nos próximos anos”. Ele aproveita para explicar como é feito esse tipo de consultoria. “Nós temos vários consul- tores habilitados para sugerirem e até ajudar a equipe a mudar algo para aumentar essa valorização. Pedimos sempre uma lista de informações, como balanço e endividamento dos últimos cinco anos, além de fazermos uma visita para conhecer as operações para, então, começarmos a traçar um plano de gerencia- mento junto com a empresa”, explica. O atual momento econômico também é abordado pelo econo- mista Eduardo Peres durante a entrevista. “Nós estamos em um momento propí- cio para fazer esse tipo de avaliação. As empresas estão tendo boas oportunidades de realizar transações e vendas desde o ano passado. Aliás, nós nunca fizemos tan- tas avaliações como agora, estamos baten- do recordes de IPOs (abertura de ações na bolsa) e essa análise vai ajudar na venda de ações”, completa. Depois de todas essas explicações questio- namos novamente: “Você ficou curioso para saber quanto vale a sua empresa?”. O VALUATION É IMPORTANTE PARA A REALIZAÇÃO DE TRANSAÇÕES E ANÁLISES DE PROPOSTAS EDUARDO PERES, ECONOMISTA E SÓCIO-FUNDADOR DA GLOBALTREVO CONSULTING

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz