Móveis de Valor - Edição 207

55 moveisdevalor.com.br celular para algum canto da sua casa e ver como o móvel ficaria ali, no tamanho real dele” desta- ca o economista. “É uma tecnologia que ain- da não está amplamente difundida e não é tão simples de ser usada, mas em algum tempo será algo normal no nosso dia a dia” completa. A partir do uso dessas tecnologias será quebrada uma das maiores objeções na hora da compra de um móvel que é exatamente o cliente ver como ele fica na sua casa, explica Scott. “Outro pon- to a ser observado é que as empresas do setor ainda agem de forma muito amadora no digital. Estão engatinhando em assuntos mais básicos como tráfego pago, SEO etc., e sequer entraram no jogo que outros países já estão jogando, de funil de produtos e aumento do LTV (lifetime value) do cliente”, destaca o economista. Sobre o futuro do e-commerce no Brasil, após esse período de pandemia, Scott acredita que o segmento está apenas começando a se con- solidar. “Mesmo com o avanço da vacinação e a flexibilização gradual das atividades, o bra- sileiro vem se acostumando a comprar coisas pela internet e isso não vai mudar”, comenta. “Ainda temos alguns entraves, como a logística, preço do frete, dificuldades de acesso à rede e disponibilidade de crédito, entretanto, modali- dades muito comuns no exterior como assinatu- ras e pagamentos recorrentes estão se popu- larizando por aqui, o que tende a aumentar de forma exponencial o volume financeiro movi- mentado no e-commerce”, finaliza Scott. cartões de crédito na internet e, ao fazer isso, essa parcela da população começou a perceber que não há problemas com isso. Na verdade, de acordo com ele, “grande parte dessas pessoas sequer tinha cartão antes e precisaram criar para poder comprar online”. Das 15 categorias avaliadas pela Agência Conver- sion em relação a venda via e-commerce em 2021, pelo menos 10 tiveram aumento de mais de 20% no YoY (Year over Year), entre elas se destaca a categoria Casa & Móveis com um crescimento de 86,6% no número de vendas. De acordo com a Compre & Confie, empresa fa- cilitadora de vendas online, no primeiro trimestre de 2020 a categoria Móveis, Decoração, Casa e Construção representou 6,8% do total de pedidos das vendas via e-commerce e 7,9% do total de faturamento desse setor. Já no mesmo período de 2021, esses números foram para 15,2% do total de pedidos e 5,4% do total de faturamento. Ou seja, os pedidos aumentaram, mas o ticket médio não acompanhou esse crescimento. Além disso, outro fator que deve ser levado em consideração ao analisar esses números é que, apesar desse crescimento significativo e ex- tremamente importante para a economia, Scott reitera que “o Brasil ainda não movimenta em um ano inteiro o volume que a China movimenta diariamente no seu e-commerce.” Soma-se a isso o fato de que as lojas físicas ainda dominam as vendas do segmento moveleiro. A prova disso é que mesmo nos períodos em que as lojas permaneceram fechadas o e-commerce representou apenas 11% do total das vendas do setor e em condições normais, com lojas físicas abertas, esse número não passa de 7%. Apesar das expectativas serem altas em relação ao aumento exponencial do e-commerce no setor moveleiro, para que esse segmento comece a se comparar com as vendas das lojas físicas é preciso mudar muitas coisas no processo de venda online. Para Scott, o grande ponto de in- flexão na venda de móveis pela internet se dará com o avanço da realidade virtual e da reali- dade aumentada. “Hoje já existem aplicativos onde você consegue posicionar a câmera do seu PARA CRESCER, E-COMMERCE DE MÓVEIS PRECISA NOVAS TECNOLOGIAS

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz