Móveis de Valor - Edição 208

19 moveisdevalor.com.br MUITOS DESAFIOS SUPERADOS Mas até chegar no que é a Bechara hoje, uma indústria moderna, com um parque fabril com mais de 20 mil metros quadrados e cerca de 300 colaboradores, muitos desafios tiveram que ser superados. Jorgito se lembra do momento em que a indústria estava parada, em função de uma fase difícil da economia, com alta da inflação e o setor especulativo valendo mais que o produtivo. “Em 1994, com as mudanças da economia, eu vislum- brei uma possibilidade de retomada, pois era um momento de estabilidade da moeda. Abando- nei todas as minhas atividades no escritório de engenharia e a atuação como professor e foquei unicamente na indústria”, pontua, acrescentan- do que teve o apoio fundamental da esposa, das filhas e dos colaborares que retornaram. “Foi aí que entendi o quanto ter um nome e ter credibili- dade são fundamentais nos negócios”, admite. Como a Móveis Bechara já era conhecida no Bra- sil inteiro, bastou Jorgito começar a fazer conta- to, informando que a fábrica havia retomado as atividades, para ouvir dos varejistas: Que bom. Me manda algumas peças. “E isso meu deu forças para seguir como empreendedor e levar em frente o negócio que teve início com o meu avô”, afirma, acrescentando que na retomada teve de fazer uma coisa muito comum na época, uma reenge- nharia, ou seja, desmontar tudo e começar de novo. “Foi uma quebra de paradigmas que trouxe momentos marcantes. Um deles é o investimento no parque industrial, que estava praticamente sucateado. Focamos em máquinas e tecnologia para que pudéssemos acompanhar o mercado”, recorda. Segundo o diretor da Bechara, outro momento marcante foi a adaptação às novas ten- dências. “Saímos das linhas curvas para as retas, o estilo colonial foi deixado para trás, vieram novos acabamentos e cores, a madeira maciça deu lugar aos painéis”. E junto com tudo isso veio a abertura de novos mercados, sem esquecer da consolidação do já existente. “Eu sempre tive um olhar para a ex- portação e viajei para outros países em busca de parceiros, e hoje a exportação tem uma partici- pação importante no nosso faturamento. E assim seguimos. Mais recentemente, passamos a inves- tir no e-commerce”, destaca, enfatizando que para o futuro espera seguir crescendo, em todos os sentidos. “E esse cres- cer não é ganância, é questão de sobrevivên- cia no mercado. E, cla- ro, sempre investindo no nosso capital maior, que é nossa equipe de colaboradores, para que estejam sempre se capacitando e nos auxiliando na jornada. Eles são peça funda- mental para o cres- cimento da empresa, sozinho você não che- ga a lugar nenhum”, reconhece o diretor da Móveis Bechara. OLHAR DOMERCADO O mercado sempre reconheceu a Móveis Bechara como uma marca tradicional, com muita história e peso dentro do setor moveleiro. Vista como uma empresa “antiga” no mercado, porém, que se renova o tempo todo, mostrando essa JORGITO BECHARA, DIRETOR DA MÓVEIS BECHARA RACK LARIMAR ESTÁ ENTRE OS LANÇAMENTOS DESTE ANO QUE TIVERAM EXCELENTE ACEITAÇÃO DO MERCADO

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz