Móveis de Valor - Edição 208
25 moveisdevalor.com.br e micro-ondas, além de vir com um aplicativo que permite aos usuários alugar e compartilhar suas funcionalidades. Já o Delaktig da Ikea é um mobiliário adaptável que supre as necessidades de diferentes estilos de vida de consumidores e composições familiares. “A estrutura pode se tornar uma poltrona, sofá ou espreguiçadeira e pode ser equipada com vários anexos, incluindo uma mesa de apoio e uma luminária”, completa a colaboradora do Spark:off. Em contraponto ao coliving, há os independent singletowns, pessoas que preferem viver sozinhas, não por serem solitárias, mas por buscarem a liberdade de fazer o que tiverem vontade, na hora que sentirem vontade. Para Jane Moo, pessoas que moram sozinhas, majoritariamente, não concebem um grande apartamento como algo prioritário para elas. Portanto, saber aproveitar os mínimos espaços da casa é um ponto impor- tante para esse grupo. “Uma startup de tecnolo- gia dos Estados Unidos, a Ori, lançou uma linha de móveis robóticos que pode se adaptar a várias configurações, como transformar um quarto em uma área de trabalho com o toque de um botão ou suspender uma cama acima de uma área de estar quando não estiver em uso, com a intenção de otimizar ambientes residenciais menores”, destaca Jane. Ela também acredita que uma forte tendência dos singletowns será o uso do teto como uma quinta parede. “A startup Bumblebee Space, de São Francisco, criou um sistema de ar- mazenamento inteligente para uma vida compac- ta, os móveis e pertences ficam escondidos dentro de caixas de teto, que são levantadas e abaixadas com o toque em um dispositivo eletrônico ou acionadas por comando de voz”, exemplifica Jane. O arquiteto Tiago Curioni também pensa como a especialista. “Pode-se supor que para mobiliar singletowns serão utilizados produtos altamente personalizáveis e capazes de suprir às exigências mais elevadas do usuário”. Segundo ele, “é pos- sível supor que marcas de produtos exclusivos, de tiragens limitadas e até que mantenham em confidencialidade a identidade de seus clientes, surjam com mais frequência para atender às de- mandas únicas e até mesmo inimagináveis”. Por fim, Paulo Escrivano, New Business Manager da Spark:off Brasil, sugere mais uma tendência MULTI-TASKER SOBRE RODAS, SHAREPOOL DELAKTIG DA IKEA FOTO REPRODUÇÃO: YANKO DESIGN FOTO REPRODUÇÃO: IKEA
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz