Móveis de Valor - Edição 208
26 moveisdevalor.com.br de moradia do futuro: as casas multigeracionais. De acor- do com ele, esses serão imóveis projetados para pessoas de diferentes gerações que escolhem viver dividindo o mesmo espaço. “A grande vantagem em viver em uma casa multi- geracional é a possibilidade de convívio em família, onde nenhum dos membros tem restrições ou sua intimidade invadida, mas, para isso ocorrer, as necessidades e o estilo de vida de cada morador precisam ser respeitados”. A ideia dessas casas será baseada em funcionalidade e democracia, de forma que cada ambiente será adaptado para que as diferenças naturais entre as gerações sejam amenizadas. “A Jonathan Wolf Architects, com sede em Londres, está desenvolvendo casas extraordinárias na Europa e na África que fornecem um novo projeto para uma vida multigeracio- nal. É tudo sobre como criar conexões em diferentes graus”, comenta Escrivano. “Até certo ponto, é como a ideia do in- quilino, trata-se de descobrir onde você quer se comportar em comunidade, e onde não quer”, completa. E se engana quem pensa que essas transformações no jeito de morar das pessoas ainda vão demorar para se torna- rem realidade. “As mudanças já estão acontecendo e os novos conceitos do morar já estão sendo incorporados por arquitetos, designers e engenheiros que estão conectados com o consumidor do futuro”, afirma Escrivano. Para ele, a explicação para essas mudanças aceleradas está na crise global da Covid-19 que estimulou o home office e, con- sequentemente, ressignificou a forma como as casas são usadas. “A flexibilidade total agora é um fator chave para móveis, eletrodomésticos e arquitetura e há uma grande oportunidade para as marcas atingirem o equilíbrio entre multifuncionalidade e facilidade de uso, sem sacrificar a simplicidade”, reitera o New Business Manager. Já Curioni acredita que o se- gredo dos móveis do futuro estará no mix entre maté- rias-primas de qualidade superior às soluções de alta tecnologia de fabricação. “Além disso, é preciso garan- tir que estes produtos sejam apresentados virtualmente e entregues de forma global em um curto espaço de tem- po”, conclui o arquiteto. ORI, MÓVEL ROBÓTICO QUE CABE EM AMBIENTES MINÚSCULOS PAULO ESCRIVANO, NEW BUSINESS MANAGER DA SPARK:OFF BRASIL
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz