Móveis de Valor - Edição 208
31 moveisdevalor.com.br Entre os tópicos abordados pela convenção, des- taca-se o maior impacto do ESG (environmental, social and corporate governance) na decisão do consumidor final. “As empresas que mostram que tem governança, responsabilidade social e am- biental, tendem a ganhar relevância para quem compra, obtendo melhores resultados”, reitera Lyana. A CEO também destaca que algumas ten- dências, como a venda de artigos de segunda mão pelas próprias empresas e fabricantes, surgem como uma ideia a ser explorada. Outro ponto discutido no NRF Retail Converge foi a inclusão permanente do digital que tende a ganhar ainda mais relevância no futuro. “Países como a China já tem mais de 50% do volume total do varejo ocorrendo por meios digitais. No Brasil as pessoas que compram online já somam mais de 80 milhões, o que mostra a relevância do digital para os negócios”, conta Lyana, reforçando que agora não é mais o consumidor que vai até o produto, é o produto que vai até o consumidor. O evento também abordou o papel das lojas que se tornaram ainda mais importantes para pro- porcionar experiências memoráveis aos consumi- dores e passaram a ter um formato híbrido. Para Lyana, as lojas “servirão como hubs de abasteci- mento e geração de experiências que passam pela integração de serviços, pela entrega de conve- niência e pela adoção de novas tecnologias”. O NRF também trouxe visibilidade para as ca- deias de abastecimento, que ganharam um papel ainda mais relevante nas empresas. Visto que, a diversidade de canais e suas intersecções, além do olhar para a conveniência do consumidor, estão se tornando cada vez mais importantes. A par- tir dessa ideia, surge a reflexão: como estar com produtos disponíveis em todos os lugares e ainda fazer uma entrega cada vez mais rápida? Baseando-se nessas pautas, o NRF mostrou para varejistas de todo o mundo que no cenário atual desenha-se uma nova jornada de compras que passa por uma junção da loja física com o univer- so online, uma vez que os consumidores já estão muito mais maduros digitalmente do que eram no passado. De acordo com Lyana, Live Commerce e Live Streaming agora passam a fazer parte da es- tratégia digital das companhias para gerar vendas humanizadas, com maior engajamento e entrega de relacionamento – mesmo no ambiente digital. O NRF Retail Converge também foi uma ótima oportunidade para empresários do setor fortale- cerem o networking. Afinal, os participantes da conferência estavam a um clique de distância. “Fazer novas conexões usando redes sociais como o LinkedIn pode ser uma ótima forma de expan- dir sua rede de contatos e aumentar seu capital social”, reitera Lyana. Por fim, as discussões do evento também con- cluíram que a principal saída encontrada pelos varejistas para contornar a crise causada pelo Covid-19 foi a digitalização. “O que não era mais permitido fazer no mundo físico foi feito de forma digital e isso salvou muitos negócios. Seja com o delivery, ou com soluções como ‘compre online e retire na loja’ – sendo que muitas optaram pelo modelo de drive thru”, afirma Lyana. Além disso, aumentaram as vendas por aplicativos como o Whatsapp, e o Instagram (com o live commerce). “Muita inovação foi incorporada pelas empresas e muito do que existia passou por um processo de reinvenção” conclui a CEO. A partir dessas refllexões, o segundo NRF Retail Converge de 2021 foi encerrado deixando uma perspectiva otimista de forte retomada do varejo no último semestre do ano. Além de um lembrete quanto ao fato de que o processo de digitalização veio para ficar e não irá retroceder com o fim da pandemia. Portanto, chegou a hora de se adaptar cada vez mais às vendas online e aproveitar esse momento de retomada do setor. LYANA BITTENCOURT, CEO DO GRUPO BITTENCOURT
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