Móveis de Valor - Edição 208

41 moveisdevalor.com.br De acordo com César Augusto Klauck, CEO da Bulkylog, “a previsibilidade (forecast) de vendas e o alinhamento com a capacidade produtiva (planejamento) são a melhor maneira de pro- mover sintonia entre cliente, indústria e custo enxuto de inventário”. Para ele, esse é o grande segredo da otimização. “A venda precisa ocorrer dentro da capacidade declarada, enquanto a indústria precisa estar sempre acompanhando a sazonalidade das ven- das com antecedência e estoque de matéria-prima para poder encarar picos de venda ou momentos de baixa disponibilidade de insumos”, aconselha o CEO da Bulkylog. Segundo ele, o maior erro em relação ao estoque é a falta dele, por esse motivo é de suma importância saber planejar e compro- missar apenas o que é necessário, “esse é um bom começo para ter sucesso”, reforça. TRANSPORTE O transporte costuma ser responsável por uma boa fatia na conta da logística, por esta razão, muitas vezes acaba sendo priorizado o custo em detrimen- to da qualidade. Para Klauck, esse é o grande erro. “Buscar o equilíbrio entre o custo e a melhor qualidade deveria ser o objetivo”, afirma o CEO. “Isso pode ser alcançado através de uma me- lhoria contínua nos processos internos, estudo de malha para otimização de rotas e conexão de rotas de transporte de matéria-prima com trans- porte de produto acabado”, aconselha o especia- lista. Ele também reforça que é preciso pensar na melhor escolha de transportador e veículos para cada perfil de produto. Já para Daniel Drapac do Amaral, CEO da iTrack Brasil, o segredo para evitar prejuízos com o transporte de cargas está na otimização adequada das rotas. Ele acredita que a roteiriza- ção e o sequenciamento dentro de uma estratégia bem orquestrada para a gestão das operações logísticas são as soluções para esse problema. “Evitar trechos que possam comprometer a qua- lidade dos produtos transportados, bem como a própria degradação da frota em questão”, faz toda a diferença de acordo com Amaral. O CEO da iTrack Brasil também sugere aplicar uma metodologia de gestão proativa como uma Torre de Controle Logística, que tenha como objetivo agi- lizar o processo de tomada de decisão em todas as etapas do transporte. Com esse sistema, seria possível uma gestão proativa e tratativas em tempo real de todas as even- tuais ocorrências. O CEO também comenta a necessidade de ter uma equipe focada em follow ups diários entre todos os envol- vidos nos processos. Além disso, ele reforça a importância de rea- lizar uma apuração de indicadores operacio- nais e de gestão, com o intuito de maximizar a performance de toda essa cadeia logística. NETWORKING Ter um bom networ- king é uma das bases principais para o sucesso de qualquer negócio. No entanto, fortalecer essa rede de contatos nem sempre é um processo fácil. “O grande problema nos relacionamentos comerciais costuma estar na falta ou na má qualidade da comu- nicação”, comenta Klauck. O CEO da Bulkylog reitera que é muito importante criar cone- xões transparentes e confiáveis, com ca- dência que possibilite um maior número de CESAR AUGUSTO KLAUCK, CEO DA BULKYLOG DANIEL DRAPAC DO AMARAL, CEO DA ITRACK BRASIL

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