Móveis de Valor - Edição 208
42 moveisdevalor.com.br interações para alinhamentos, redirecionamen- tos, construção de um plano de trabalho e desen- volvimento da parceria. Já Amaral acredita que essas boas interações também precisam estar presentes em tempo real, durante o processo de transporte, por exemplo. “Proporcionar uma atuação proativa para evitar eventuais intercorrências na entrega (transpor- tador, SAC e afins), ter fluidez e transparência durante essa comunicação e utilizar a tecnologia adequada para oferecer visibilidade total a todas as partes envolvidas, certamente auxilia no au- mento do Net Promoter Score (NPS - indicador de quantidade de clientes satisfeitos)”, afirma o CEO da iTrack Brasil. Para ele, essa é a melhor maneira de fortalecer cada dia mais esse elo de confiança. PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS De acordo com Klauck, quando não há padroni- zação nos processos produtivos, os funcionários realizam suas atividades de forma individual e diferente uns dos outros, mesmo quando estão executando um mesmo processo. “Alguns podem dedicar mais cuidado e qualidade em seu traba- lho enquanto outros não, resultando em produtos finais com qualidade e aspectos diferentes”, desta- ca o CEO da Bulkylog. Para ele, as consequências disso são o aumento das perdas, a baixa qualida- de dos produtos, a baixa produtividade, maiores custos produtivos e perda de contratos e clientes. TREINAMENTO DE COLABORADORES Grande parte do sucesso no processo produtivo de uma fábrica está relacionado a capacitação dos colaboradores. A equipe precisa ser treinada, passar por reciclagens frequentes e possuir habi- lidades para fazer bem seu trabalho. Além disso, é preciso que os colaboradores percebam o valor da empresa e se sintam motivados, engajados e compromissados, pois isso reflete diretamente na produtividade da empresa. Klauck lista as vantagens de investir no treina- mento de colaboradores, são elas: melhorias no nível de qualidade, ganho de produtividade, redu- ção de perdas, aumento do engajamento, retenção da equipe e bom clima organizacional. PROCESSAMENTO DE PEDIDOS O processamento de pedidos é um fator crítico para a tomada de decisões. Consequentemente, é decisivo quando se trata de reserva e disponi- bilidade de estoques, velocidade de atendimento, acuracidade dos prazos prometidos e agilida- de nas expedições. “Atentar-se à qualidade do estoque, aos prazos cadastrados e negociados, às integrações, à disponibilidade sistêmica e às ferramentas de gestão da carteira de pedidos, poderão ser de suma importância para o bom cumprimento dos Acordos de Níveis de Serviços (SLA’s) definidos entre os clientes e as indús- trias”, comenta Klauck. Nesse contexto, Amaral ressalta a carga e a tabela de frete, “esse segundo, com erros, resultaria em um processo totalmente fora de sintonia, con- sequentemente impactando negativamente na gestão de receita e despesa”. PENSE NOS PROCESSOS COMO UM TODO Para que se possa ter uma fábrica eficiente, com baixo índice de perdas, deve-se pensar em todos os processos. Portanto, além dos tópicos cita- dos aqui, também é importante não esquecer de pensar na qualidade do processo produtivo, nas embalagens adequadas para o transporte e na estrutura de armazenagem adequada. Outro ponto que merece destaque quando o assunto é logística, é a produção de itens de fácil mon- tagem e veículos apropriados para o processo correto de carregamento. TER UM BOM NETWORKING É O PONTO CHAVE PARA O SUCESSO DA EMPRESA
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