Móveis de Valor - Edição 208

79 moveisdevalor.com.br voltar ao seu ordenamento natural assim que os fundamentos econômicos forem restabelecidos. MV: A partir do 2º semestre de 2020, móveis en- trou no radar das pessoas. Qual foi o aumento das vendas do ano? FR: Tivemos uma grata surpresa com um aumen- to sustentável das vendas entre 20% e 30%, prin- cipalmente no primeiro semestre de 2021. Minha opinião é que com a mudança de comportamen- tos com a pandemia, principalmente em relação ao local de desempenho das funções laborais, pas- sou-se a ter uma nova ótica sobre o lar. Isso deu uma conotação de sensação de bem-estar familiar e valorização do aconchego. E o mobiliário resi- dencial começou a ser parte dessa mudança. MV: Existe espaço para que a demanda se consoli- de neste patamar? FR: Devido às mudanças impostas pela nova realidade da pandemia, com empresas tendo que encerrar suas atividades por dificuldades nunca antes imaginadas, vejo cada vez mais que o consumidor quer e se preocupa em estar mais seguro em relação a solidez de comprar em lojas tradicionais como as nossas. No final das contas o atendimento e pós-vendas é o fiel da balança. MV: A Novo Macuco desenvolveu alguma estraté- gia específica quando do fechamento do comércio? FR: Atendimento focado nas diversas plataformas de comunicação e divulgação social. MV: Observamos que a Novo Macuco não atua no varejo online com canal próprio. Por quê? FR: Vemos que o setor moveleiro ainda carece de muita atenção ao consumidor. Nosso atendimen- to se diferencia pelo calor humano, pela oportu- nidade da atenção mais pessoal às necessidades do cliente, como sentir o conforto de um sofá, o encosto de uma cadeira ou mesmo o colchão mais adequado para o biótipo. Ter a chance de poder negociar e oferecer a melhor condição de aqui- sição e ainda nos dar o prazer de tomar aquele cafezinho no final é fundamental. E isso só acon- tece na visita do cliente à loja. MV: Mas, está no radar atuar no e-commerce ou marketplace? FR: Sempre atuamos na vanguarda do mercado, trazendo as melhores oportunidades para nossos clientes. Acredito que no momento certo e sem- pre respeitando nossa missão, visão e valores, poderemos dar esse próximo passo. MV: Qual o percentual que representa os móveis planejados? FR: Atualmente representa um valor entre 30% e 35%. Lembrando que fomos os pioneiros na bai- xada santista a oferecer esse tipo de mobiliário. Os projetos, na época, eram elaborados em pran- chetas, com desenhos manuais. Os outros 60% a 65% ficam com os móveis convencionais. MV: Qual o futuro das vendas digitais, na sua opinião? FR: Haverá sempre uma parcela de contribuição dos dois tipos de vendas: presencial e o digital. Nós, do Grupo Novo Macuco, queremos estar preparados para os dois, sempre com muito com- promisso e responsabilidade. MV: Faz parte da estratégia abertura de lojas em outras cidades? FR: Nossa intenção é a abertura de lojas dentro da nossa região, a da baixada santista. MV: Qual o principal diferencial das lojas do Grupo? FR: Gostaria de mencionar a relação de confiança e compromisso com atendimento e pós-venda que construímos ao longo de 3 gerações da família, e que de alguma forma isso é percebido pelo nosso cliente, quando ainda fala que seu avô comprou seu primeiro móvel com meu pai e ainda está em pleno uso. Isso é algo que se conquista e se adquire ao longo do tempo e tem um valor inestimável. INTERIOR DE UMA UNIDADE DA TREND MOBILE CONCEPT, DO GRUPO NOVO MACUCO

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